A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, em primeira fase de votação, na manhã desta quinta-feira (27), um projeto de lei da Governadoria que promove alterações na legislação que dispõe sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Goiás.
O texto, protocolado sob o processo nº 6610/25, prevê o remanejamento de vagas entre as classes do cargo de delegado de polícia, com a criação de 62 novas vagas na classe especial — o topo da carreira. As novas posições serão distribuídas de forma escalonada, entre julho de 2025 e julho de 2026, conforme consta na proposta.
Apesar da mudança na distribuição interna, o número total de cargos da carreira permanece inalterado: 536 delegados. O objetivo, segundo justificativa do Executivo, é valorizar o tempo de serviço e oferecer perspectivas de ascensão funcional aos integrantes da Polícia Civil, sem impacto financeiro imediato.
A proposta segue agora para a segunda fase de discussão e votação no plenário. Se aprovada em definitivo, será enviada para sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).