Skip to content

Tudo como dantes no quartel de Abrantes


Andréia Bahia Por Andréia Bahia em 09/11/2025 - 00:51

A briga envolvendo o deputado federal Gustavo Gayer (PL) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) não acabou com a suspensão da ação penal movida pelo senador contra Gustavo Gayer. Vanderlan entrou com recurso no STF,  pedindo a revisão da decisão da Câmara dos Deputados. 

Gayer usou as redes sociais para afirmar que Vanderlan estaria  “usando todo seu poder de articulação e todo seu mandato para conseguir fazer com que Alexandre de Moraes me coloque preso, porque essa pessoa sabe que se eu continuar como candidato, continuar falando, ele vai perder o mandato de senador”.

Vanderlan também usou as redes sociais para rebater Gayer e recuperou informações do acidente em que Gustavo Gayer se envolveu. “O senhor lembra do acidente que o senhor provocou? Não sou eu que estou falando, foi o Ministério Público”, lembrando que três jovens de 19 e 17 anos morreram e uma de 17 anos ficou paraplégica. Citou os nomes na postagem. 

Vanderlan rebate a afirmação de Gayer sobre sua aproximação com as igrejas evangélicas por interesse eleitoral.  “Eu tenho, só de Assembleia de Deus, quase 30 anos. Agora procura o seu histórico, a sua capivara, a sua ficha corrida, porque o senhor está enganando esses membros das igrejas, está enganando os cristãos, o senhor engana o evangélico, engana o católico, engana o espírita, porque acho que quase ninguém sabe disso.”

Detalhe – Em seu vídeo, Gustavo Gayer confirma sua candidatura ao Senado: “se eu continuar como candidato, continuar falando, ele vai perder o mandato de senador”. Foto: Divulgação

Rota 22

O senador Wilder de Morais, presidente do PL goiano, em entrevista ao repórter Carlos Nascimento, da Folha Z, nesta semana, também confirmou sua pré-candidatura ao governo de Goiás, e que o partido terá candidato ao Senado. Ele anunciou a  Rota 22, visitas que o partido fará aos 246 municípios goianos.

Ainda sobre o PL

O primeiro Encontro Nacional do PL Jovem, realizado em Goiânia, reuniu algumas lideranças  do partido, presidente nacional do PL Jovem,  deputado estadual Carmelo Neto (PL-CE), os vereadores Zoe Martinez (SP), Fernando Holiday (SP), Bella Carmelo (Fortaleza), Eduarda Campopiano (Praia Grande-SP) e a vice-presidente nacional Julia de Castro, e o influenciador Marco Antônio, conhecido como Superman de Minas Gerais.

Nem Lula nem Caiado

Em nota pública postada no X, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, afirmou que o partido já tem candidato para presidente em 2026, e não é Lula nem Ronaldo Caiado. “O PSD continua tendo o mesmo cenário para as eleições presidenciais do ano que vem.

O Partido trabalha com três alternativas: governador Tarcísio, governador Ratinho e governador Eduardo Leite.”

Sem entender

Inclusive, os três governadores presidenciáveis estão na lista de convidados da CPI do Crime Organizado, além de Cláudio Castro (PL-RJ). O relator da comissão, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), explicou que a seleção de governadores obedeceu a critérios como maiores índices de homicídios e criminalidades e aqueles com baixo índice de violência. Goiás ficou de fora. 

Errar é cristão

A Bancada Cristã, que contou com o voto de 16 dos 17 deputados goianos para que o projeto de criação tramitasse em regime de urgência, tem urgência também para se instalar na Câmara Federal. Antes mesmo de o projeto ser aprovado, já havia sido reservada uma sala para a bancada. Ao final, a reserva da sala, que já tinha até placa, foi considerada um “erro”, e a placa retirada. 

PDL da pedofilia

Dos deputados federais goianos que votaram no PDL (projeto de decreto legislativo) que revoga a resolução do Conanda (Conselho Nacional da Criança e do Adolescente) e estabelece diretrizes para o aborto legal de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, apenas os petistas Adriana Accorsi e Rubens Otoni foram contra. Depois que o projeto ganhou a alcunha de PDL da pedofilia e movimenou a sociedade, tem parlamentar que se irritou por ver seu nome na chamada bancada da pedofilia

Retrocesso

O projeto restringe o direito de informação às vítimas de estupro e dificulta o acesso ao aborto legal, direito assegurado no Código Penal desde 1940, que dispensa a exigência de boletim de ocorrência e decisão judicial para o atendimento, priorizando a proteção da vítima e o acolhimento humanizado. Essa diretriz está ameaçada. A proposta representa um  retrocesso, segundo especialistas em violência contra as crianças e adolescentes. 

React

O vereador Dominguinhos do Cedro (PDT), de Anápolis, usou o microfone da tribuna da Câmara, na sessão da última quarta-feira (5), para repreender o prefeito Márcio Corrêa (PL) por um vídeo publicado no Instagram em que o chefe do Executivo endossa o desabafo de uma consumidora contra a Equatorial, concessionária de energia que também atua em Goiás. A gravação original, feita em Teresina (PI), mostra uma cozinheira revoltada após 15 dias sem luz em casa, que acaba quebrando 11 equipamentos da empresa. Dominguinhos argumentou que o prefeito estaria “excitando”(sic) comportamento violento ao demonstrar concordância com a reação da mulher.

Engajamento

Na semana anterior, o vereador já havia reproduzido nas redes um trecho do vídeo de Márcio ironizando a postura do prefeito. A publicação original, no perfil de Márcio, alcançou 437 mil visualizações, 14,5 mil curtidas, 1,5 mil comentários e mais de 2 mil compartilhamentos.

Goiás leva projeto com IA para governo Lula 

Servidores da Secretaria da Economia de Goiás apresentaram à Secretaria de Orçamento Federal um projeto inovador que utiliza inteligência artificial para aprimorar a alocação orçamentária e a análise de créditos adicionais. A proposta também contou com a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

O modelo desenvolvido busca aumentar a precisão e a qualidade na avaliação dos créditos e na execução do orçamento público. A Secretaria de Orçamento Federal acompanhará o projeto, com o objetivo de estudar a aplicação da tecnologia em nível nacional.



Ronaldo Caiado solicitou audiência com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para quarta-feira (12) para tratar da votação do projeto que equipara as facções criminosas a grupos terroristas.

2

Os governadores Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG) e Jorginho Mello (SC) formam um grupo com Caiado nesta solicitação a Motta.

3

O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, afirma que as facções não podem ser comparadas a grupos terroristas por não terem viés político, religioso, de etnia.
Pesquisa