A Prefeitura de Goiânia decidiu substituir quase todo o conjunto de computadores utilizados pelo município até junho de 2026. A atualização ocorrerá por meio da contratação da empresa mineira Líder Notebooks, a partir da adesão a uma ata de registro de preços do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do governo federal.
Ao todo, serão adquiridos 3,5 mil novos computadores, número que representa cerca de 90% dos equipamentos atualmente em uso. As outras 500 máquinas permanecerão em operação por terem sido compradas em 2023, durante a gestão Rogério Cruz (SD), e ainda estarem dentro da vida útil. Os itens que serão substituídos têm entre cinco e oito anos de uso, período considerado limite para o funcionamento adequado dentro da estrutura administrativa.
O contrato firmado com a Líder Notebooks soma R$ 11,7 milhões, com custo unitário de R$ 3.359 por equipamento, todos da marca Lenovo. A aquisição será formalizada pela Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT), e cada órgão precisará aderir por meio de um Termo de Cooperação Interna. Até o início da semana, a Procuradoria-Geral do Município e a Agência Municipal do Meio Ambiente já haviam formalizado a adesão, garantindo 250 e 198 computadores, respectivamente.
Segundo o Paço Municipal, o uso da ata federal reduz custos e agiliza o processo em relação a uma licitação própria. A administração aponta que o valor atual representa economia superior a 47% em comparação com a compra realizada em 2023, quando cada computador custou R$ 6.435. Uma pesquisa de mercado feita neste ano indicou preços médios de R$ 4.845.
A Prefeitura afirma que a substituição é necessária porque a maior parte das máquinas está obsoleta, gerando lentidão, interrupções e gasto elevado com manutenção.
A entrega dos novos computadores começará em janeiro de 2026 e seguirá em lotes por secretaria, com conclusão prevista para junho. O primeiro lote inclui 1.977 unidades distribuídas entre dez órgãos municipais. A Secretaria Municipal de Administração deve receber a maior fatia, com 550 equipamentos.
Para a gestão, a renovação tecnológica trará reflexos diretos no atendimento à população, com serviços mais rápidos e estáveis, além de melhores condições de trabalho nas repartições.
Leia mais:













