Nesta terça-feira, 29 de abril, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará audiência pública com o tema “Adolescência e Violência nas Redes Sociais”. O evento, que vai ocorrer às 10h na Sala Júlio da Retífica, sede do Parlamento goiano, foi proposto pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel e será transmitido ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com/live/sil9yEp4pkY.
A audiência integra as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola e busca debater estratégias para o enfrentamento da violência virtual e formas de proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. O evento também abordará a influência da internet na formação de crianças e adolescentes, os riscos do acesso irrestrito às redes sociais, e a necessidade de supervisão e orientação parental como ferramentas fundamentais para prevenir a exposição a conteúdos nocivos, desafios perigosos e práticas de automutilação incentivadas no ambiente digital.
Direito digital
Entre os participantes confirmados estão representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, secretarias estadual e municipal de Educação, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-GO, Associação de Instituições Particulares de Ensino de Goiás, Conselho Estadual da Educação de Goiás, Defensoria Pública do Estado, Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional de Justiça, Superintendência da Polícia Federal em Goiás, Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, Associação dos Magistrados do Estado de Goiás e o Comitê Goiano do Pacto Nacional da Primeira Infância, além de especialistas em direito digital e psicologia.
Outro destaque será a referência à série Adolescência, que tem sido utilizada em debates e campanhas de conscientização em vários países. A obra ilustra o impacto da hiperconexão na vida de jovens e a importância da presença afetiva dos adultos, ressaltando como a ausência de supervisão e de diálogo pode aumentar a vulnerabilidade emocional dos adolescentes.
A série também chama atenção para temas como bullying, identidade, sexualidade, comparação social e a busca por aceitação no ambiente virtual, revelando como o sofrimento silencioso, muitas vezes invisível aos adultos, pode ser potencializado nas redes.
Enfrentamento
A audiência visa fomentar um movimento conjunto de enfrentamento à violência digital, com a formação de grupos de trabalho, desenvolvimento de campanhas de conscientização e promoção de ações educativas nas escolas. A ideia é construir soluções viáveis para enfrentar problemas que hoje impactam diretamente a infância e adolescência brasileiras, como o aumento dos índices de violência doméstica e automutilação entre jovens.
Alunos do Basileu França são premiados na mais importante competição do mundo