De olho em pavimentar terreno e fomentar seu nome no Nordeste, região onde a influência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda é muito forte, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), vai participar de agendas em quatro capitais entre os dias 26 e 27 de setembro.
Por terras nordestinas, Caiado vai participar das campanhas do União Brasil na corrida à Prefeitura de Teresina, Fortaleza, Natal e Aracajú. Na capital do Piauí, o candidato apoiado por Caiado, Silvio Mendes (União Brasil) aparece com 44% empatado tecnicamente com Fábio Novo do PT que tem 40%, de acordo com o último levantamento publicado pela Quaest, dia 20 de setembro.
Em Fortaleza, o União Brasil liga o sinal de alerta diante da campanha do Capitão Wagner, que até poucas semanas atrás liderava com folga, mas viu o deputado federal André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), ultrapassarem seu posto, de acordo com uma pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta segunda-feira (23).
Lá, a disputa está embolada com os três candidatos possuindo chances reais na disputa com o bolsonarista na liderança, com 25,3% das intenções de voto, ante a 22,1% do petista e 20,8% do candidato apoiado pelo governador Ronaldo Caiado.
Em Natal, o cenário também é de acirramento já que o candidato do PSD, Carlos Eduardo lidera em empate técnico contra Paulinho Freire, do União Brasil. Ambos possuem 31,9% e 30,6% respectivamente. Se a eleição fosse hoje, ambos estariam no segundo turno. Correndo por fora, está a deputada federal Natália Benevides, do PT, com 16,7% das intenções de voto.
Aracaju talvez seja o maior desafio entre as cidades que Caiado visitará. A candidata do União Brasil, Yandra Moura, está em terceiro lugar, com 16,1% das intenções de voto, empatada tecnicamente com Luiz Roberto (PDT), que tem 16,9%. Ambos estão distantes da liderança de Emília Garcia (PL), que aparece com 35,2%. A visita de Caiado tenta dar um novo fôlego à campanha de Yandra, numa corrida eleitoral onde ela enfrenta uma desvantagem considerável.
Ao subir nos palanques de todos esses candidatos, Caiado reforça sua intenção de ampliar seu nome para além das fronteiras geográficas goianas numa tentativa de se aproximar do eleitorado nordestino.