Skip to content

Campanha de vacinação nas escolas tem início nesta segunda-feira (14)

Com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, iniciativa prossegue até 25 de abril com o objetivo de vacinar 30 milhões de estudantes


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 14/04/2025 - 17:45

Os alunos da rede pública serão vacinados por profissionais do SUS na própria escola em que estudam ou serão levados até a UBS de referência, sempre com o consentimento dos familiares e/ou responsáveis (Foto: Luiz Fortes/MEC)

Teve início nesta segunda-feira (14) a nova edição da campanha Semana Saúde na Escola, com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”. A mobilização nacional tem como meta vacinar até o dia 25 de abril cerca de 30 milhões de estudantes menores de 15 anos, em 110 mil escolas públicas do país. A ação é promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), dentro do Programa Saúde na Escola (PSE).

Entre as vacinas ofertadas estão as contra febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, meningite e HPV, a depender da faixa etária. O atendimento será feito diretamente nas escolas ou em unidades de saúde da rede pública, mediante autorização dos pais ou responsáveis.

30 milhões
O objetivo da campanha, que termina no próximo dia 25, é vacinar 30 milhões de alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio menores de 15 anos, de 110 mil escolas. A iniciativa é uma realização do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS). Os alunos da rede pública serão vacinados por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na própria escola em que estudam ou serão levados até a Unidade Básica de Saúde de referência, sempre com o consentimento dos familiares e/ou responsáveis.

Abertura
Inicialmente, nesta segunda-feira, às 15h, um evento online marca a abertura dos trabalhos da Semana Saúde na Escola 2025. O Governo Federal vai promover o 15º Webinário Nacional e Intersetorial do PSE, o “Zé Gotinha na Escola: Bora Vacinar”. O evento tem como objetivo destacar a importância da imunização de crianças, adolescentes e jovens, a qual desempenha um papel fundamental na defesa da vida e na prevenção de doenças infecciosas, protegendo, além deste público, toda a comunidade. O webinário será transmitido pelo Canal do YouTube do MEC.

Pronunciamento
A abertura da campanha, na sexta-feira, 11 de abril, foi marcada por um pronunciamento em rede nacional dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Alexandre Padilha. “Nós estamos mobilizados, todo o Governo Federal, para que cada escola pública do nosso país, em cada município brasileiro, receba as vacinas que vão garantir mais saúde para os nossos estudantes. E, para isso, nós contamos com os estados e municípios, que estarão conosco nesse esforço”, afirmou Camilo Santana. “O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação. Cada mãe e cada pai brasileiros, que cresceram tendo acesso a todas as vacinas do SUS, sabem da importância da vacina e de que uma criança vacinada é sinônimo de família protegida”, destacou Alexandre Padilha.

Mobilização
A campanha de vacinação é uma das temáticas da Semana Saúde na Escola, realizada anualmente pelos ministérios da Educação e da Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola. Em 2025, o tema da semana é “Ampliar a Vacinação, Promover Saúde, Cultura de Paz e Participação Social nas Escolas e nos Territórios”. A iniciativa ocorre durante todo o ano de forma integradas pelas equipes das duas pastas e priorizará as seguintes temáticas:

verificação e atualização vacinal
promoção da saúde mental e prevenção de violências
promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva
alimentação saudável e prevenção da obesidade
promoção da cultura de paz e direitos humanos

Estados e municípios
A Semana Saúde na Escola reforça a orientação de que os estados, municípios e o Distrito Federal estabeleçam, no âmbito de suas competências, referências técnicas de Educação; atenção primária em saúde e imunização; estratégias para apoiar o alcance das metas de vacinação no público infanto-juvenil; e a promoção de ações educativas de prevenção de agravos e promoção da saúde, considerando suas realidades regionais e a diversidade cultural. Desta forma, a campanha reforça ainda a necessidade de os entes federados desenvolverem estratégias que garantam o direito à saúde, à vida e à proteção das crianças e adolescentes nas escolas.

Programa
Instituido pelo Decreto n° 6.286/2007, o Programa Saúde na Escola visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes do ensino básico da rede pública, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas da Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na vacinação, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação.

Segundo dados preliminares de adesão ao Ciclo 2025/2026 do PSE, o programa conta com a participação de 5.544 municípios brasileiros, 109,8 mil escolas e 27,8 milhões de estudantes, com a maior adesão da história do programa.

Veja também:

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva

Pesquisa