Skip to content

CCJ da Câmara solicita parecer para retomada da criação da “taxa do lixo” em Goiânia

Debate sobre taxa do lixo permaneceu parado por 1.192 dias


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 16/11/2024 - 10:40

Retomada da 'taxa do lixo' torna-se prioridade para a gestão eleita liderada por Mabel (Foto: Dvulgação - Comurg)

A Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Goiânia deu andamento ao projeto de lei que prevê a criação da taxa de limpeza pública, conhecida como “taxa do lixo”. O pedido para elaboração de um parecer pela Procuradoria foi oficializado na última quinta-feira (14). As informações são da coluna Giro, do Jornal O Popular.

O projeto foi originalmente enviado à Câmara pelo atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade), em julho de 2021. Após leitura em plenário, a matéria foi encaminhada à CCJR em agosto do mesmo ano, mas permaneceu parada por 1.192 dias.

O movimento para reativar o texto surgiu após um pedido de Mabel ao presidente da Casa, Romário Policarpo (PRD), que havia desempenhado papel crucial para “engavetar” a proposta em meio à repercussão negativa na época.

Agora, com o cenário político renovado e o início da gestão de Mabel se aproximando, Policarpo solicitou que o parecer da Procuradoria seja produzido com “a maior celeridade possível”, para que o projeto possa ser analisado por um relator e avançar nas discussões legislativas.

A reativação do projeto faz parte de uma articulação mais ampla entre Mabel e Policarpo. O presidente da Câmara, que busca sua terceira reeleição consecutiva, trabalha para aprovar o maior número possível de projetos ainda em 2024 ou nos primeiros meses da gestão do novo prefeito. Entre as prioridades estão pautas consideradas polêmicas, como a taxa do lixo.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa