Skip to content

Cerca de 50 novas espécies de moscas são descobertas pela UFG

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas identificaram espécies inéditas em Goiás


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 13/08/2024 - 12:03

Parte do acervo do Laboratório de Sistemática e Biodiversidade de Diptera da UFG. Foto: Eduardo Bandeira/Secom UFG
Parte do acervo do Laboratório de Sistemática e Biodiversidade de Diptera da UFG. Foto: Eduardo Bandeira/Secom UFG

O Laboratório de Sistemática e Biodiversidade de Diptera (LSBD), coordenado pelo professor Diego Aguilar Fachin no Instituto de Ciências Biológicas (ICB I) da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem se destacado pela identificação de novas espécies de moscas. Desde sua criação, o laboratório já catalogou aproximadamente 50 espécies de moscas que nunca foram registradas no Estado de Goiás.

Para realizar suas pesquisas, os cientistas utilizam armadilhas colocadas em locais estratégicos, como parques estaduais, incluindo o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. Após a coleta, as informações são conservadas em álcool para análise. O sucesso do laboratório é atribuído à pouca exploração da biodiversidade de insetos na região.

Além das descobertas científicas, a LSBD desempenha um papel crucial na formação de novos pesquisadores. Pessoas como Amanda Silva Alves, da Licenciatura em Ciências Biológicas, têm a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica estudantil, contribuindo para a descoberta de novas espécies e aprimorando suas habilidades acadêmicas.

O acervo de insetos do ICB inclui cerca de 20 mil exemplares e é um recurso vital para a pesquisa. Contudo, o professor Fachin alerta para os impactos da destruição contínua do Cerrado, que ameaçam a extinção de espécies ainda não descobertas. “Investimentos em preservação e estudos contínuos são essenciais para evitar lacunas de conhecimento e garantir a conservação da biodiversidade”, ressalta.

O laboratório também promove a capacitação de estudantes em coleções biológicas, como demonstrado pelo programa MZ Brasil, que contempla a estudante Lorenna Tavares da Silva com treinamento no Museu de Zoologia da USP, aprimorando suas habilidades em curaria e gestão de coleções.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa