skip to Main Content

Com presença do Zé Gotinha, Goiás lança campanha contra a poliomielite, nesta segunda-feira (27)

A campanha, que se estenderá até 14 de junho, visa vacinar pelo menos 95% das 474.353 crianças de 1 a 5 anos do estado


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 26/05/2024 - 11:30

Apesar de erradicada no Brasil, a doença, altamente contagiosa e grave, pode causar paralisia irreversível e até mesmo levar à morte

O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Saúde, inicia nesta segunda-feira (27), a “Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite 2024”. O evento de lançamento, que contará com a presença do Zé Gotinha, será realizado às 9h na Escola Infantil São José, em Goiânia.

A campanha, que se estenderá até 14 de junho, visa vacinar pelo menos 95% das 474.353 crianças de 1 a 5 anos do estado, totalizando 426.917 doses. Para isso, serão disponibilizados cerca de 900 postos de vacinação em todos os municípios goianos, com funcionamento especial das 8h às 17h no dia “D”, 8 de maio.

Risco de reintrodução do vírus

Apesar do Brasil ter erradicado a poliomielite em 1994, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o país em 2023 como de alto risco para a reintrodução do poliovírus. A doença, altamente contagiosa e grave, pode causar paralisia irreversível e até mesmo levar à morte.

A campanha, portanto, é crucial para manter o país livre da doença, especialmente durante a transição do esquema vacinal. A partir do segundo semestre de 2024, o reforço da vacina oral (VOP) será substituído pela vacina inativada (VIP).

Estratégia de vacinação

Crianças menores de 1 ano receberão a vacina VIP de acordo com seu histórico de imunização. Já as crianças de 1 a 4 anos, desde que já tenham recebido as três doses da VIP, serão vacinadas indiscriminadamente com a VOP. O estado de Goiás recebeu 360 mil doses da VOP para a campanha.

Embora a cobertura vacinal ainda não tenha atingido a meta nacional, o Programa Nacional de Imunizações trabalha para melhorar os indicadores e garantir a proteção das crianças contra essa doença grave.