Skip to content

Enquanto base exalta, oposição critica Caiado na Alego por olho no Planalto

Aliados “sonham” com eleição de Caiado


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 02/04/2025 - 15:13

Paulo Cézar Martins, parlamentar de oposição, foi um dos críticos aos planos de Caiado (Foto: Alego)

A pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República, que será lançada oficialmente nesta sexta-feira (4), em Salvador (BA), repercutiu na sessão desta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Parlamentares da base enalteceram a gestão estadual como credencial para o pleito de 2026, enquanto a oposição levantou questionamentos sobre a viabilidade do projeto nacional.

O deputado Amauri Ribeiro (UB) foi um dos que mais defenderam o nome de Caiado. Segundo ele, o governador “reergueu” financeiramente o estado, com destaque para a estruturação das contas públicas, os avanços na educação e o desempenho da segurança pública. “Hoje temos independência financeira e com dinheiro em caixa. Não podemos usar porque fazemos parte do Regime de Recuperação Fiscal”, explicou.

Amauri destacou ainda o primeiro lugar de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e afirmou que o estado possui “a melhor e mais respeitada força de segurança do país”. Para ele, os números de aprovação da gestão estadual são suficientes para alavancar Caiado no cenário nacional. “Não vejo nome melhor na Presidência do que Ronaldo Caiado. Um governador com mais de 80% de aprovação”, disse, encerrando com uma fala carregada de entusiasmo: “Terei muito orgulho, uma honra imensa em ter, representando Goiás, à frente do Brasil, um goiano.”

Também defensor da candidatura, o deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) citou as áreas de segurança, saúde e educação como trunfos da gestão goiana. Ele afirmou que o combate à criminalidade, em especial os roubos na zona rural e de veículos, teve avanços “inquestionáveis”. Sobre a saúde, lembrou que o número de UTIs públicas foi ampliado de três para dezenas de municípios. “Temos a convicção de que, com a experiência que ele tem, temos sim que acreditar que um goiano pode ser presidente da República”, declarou.

Wagner confirmou ainda presença no evento de lançamento da pré-candidatura, que ocorrerá na capital baiana.

Por outro lado, o deputado Paulo Cezar Martins (PL), embora tenha iniciado seu discurso abordando projetos voltados à inclusão de pessoas com autismo, fez críticas diretas à pré-campanha do governador. Segundo ele, Caiado falha em garantir serviços essenciais no próprio estado. “Como um gestor quer ser candidato a presidente se ele deixa a seção de raio-x do Hospital Araújo Jorge fechar por falta de pagamento?”, questionou. O parlamentar também criticou a fila de cirurgias e consultas na rede estadual de saúde.

“É preciso seguir a Constituição e cuidar das pessoas. Não adianta querer governar o Brasil se não consegue resolver os problemas de Goiás”, concluiu Paulo Cezar.

O evento de lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado ocorrerá na próxima sexta-feira (4), às 9h, no Centro de Convenções de Salvador. O slogan escolhido é “Coragem para endireitar o Brasil”, em linha com o discurso de direita tradicional adotado pelo governador.