Skip to content

Estudantes de Catalão vencem Olimpíada Brasileira de Robótica

Entre os 14 alunos da escola que participaram, sete foram premiados, sendo divididos em duas equipes distintas


Dhayane Marques Por Dhayane Marques em 21/08/2023 - 12:39

Estudantes de Colégio Estadual Militar Doutor Tharsis Campos, de Catalão, são premiados em Olimpíada Brasileira de Robótica. Foto: Seduc

Estudantes do Colégio Militar Doutor Tharsis Campos, em Catalão, da rede pública estadual, foram premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023. Eles venceram duas categorias na etapa estadual, com destaque para os projetos desenvolvidos durante aulas extracurriculares de tecnologia.

No total, 14 alunos da escola participaram, com sete deles divididos em duas equipes premiadas. A equipe “Wizards of the World” ganhou na categoria de “Melhor Design”, reconhecendo seu robô com um projeto mecânico e acabamento superiores. Enquanto isso, a equipe “Stars OBR” foi premiada como a “Melhor Programação”, por programar o robô com código altamente avaliado, apropriado e bem documentado pelos juízes.

Ambas as equipes competiram no nível 2, que abrange alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Um estudante da 1ª série do Ensino Médio, Kaio Alves Botelho, membro da equipe “Wizard”, expressou sua alegria pelo sucesso na competição, sendo sua primeira participação na OBR. Nicole Carolina, da 1ª série também, integrante da equipe “Stars”, compartilhou a gratificação de superar dificuldades e trazer o prêmio para a escola.

A competição ocorreu no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, no último sábado, 12. Neste ano, a OBR contou com a participação de 126 equipes, das quais 78 competiram, 22 foram premiadas e duas foram selecionadas para a etapa nacional, agendada para outubro.

Destaques em competições

O CEPMGI Doutor Tharsis Campos tem um histórico de sucesso em competições de robótica. Desde 2018, os alunos da escola participam do Torneio de Robótica First Lego League, conquistando prêmios em categorias como superação, solução inovadora, design do robô e técnico destaque. Eles foram selecionados duas vezes para a fase internacional, em São Paulo e, mais recentemente, em março de 2023, em Brasília.

A escola, que faz parte da rede pública estadual, possui laboratório de Robótica onde são oferecidas aulas extracurriculares. O gestor da escola, coronel Renner Rodrigues, destaca que esse projeto proporciona aos jovens a oportunidade de desenvolver uma variedade de habilidades, permitindo que eles vejam como o conhecimento adquirido pode ser aplicado na prática, incentivando o trabalho em equipe. Ele afirma: “Este projeto entrega uma ampla possibilidade de competências, uma vez que os jovens conseguem vislumbrar e perceber que o conhecimento adquirido pode ser utilizado na realidade, contemplando o trabalho em equipe.”

Dhayane Marques

Dhayane Marques é jornalista formada pela PUC-GO. Atualmente é Diretora de Programas da TV Pai Eterno e repórter no jornal Tribuna do Planalto e Tribuna de Anápolis, nas editorias de cidades, educação, economia, agro, diversão e arte.

Pesquisa