Skip to content

Goiânia: imprevisibilidade eleitoral a uma semana do primeiro turno


Domingos Ketelbey Por Domingos Ketelbey em 28/09/2024 - 08:27

Fred Rodrigues, pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PL
Crescimento de Fred Rodrigues embaralha disputa na capital (Foto: Divulgação)

Texto atualizado Às 10h32 do dia 28 de setembro

A uma semana das eleições municipais, a corrida pela Prefeitura de Goiânia segue indefinida, com o crescimneto do candidato Fred Rodrigues (PL) tornando o cenário ainda mais imprevisível. Embora os primeiros levantamentos de intenção de voto apontassem uma disputa concentrada entre o ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil), da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), e a deputada federal Adriana Accorsi (PT), a recente escalada de Fred nas pesquisas trouxe um novo elemento à disputa.

O crescimento de Rodrigues, apontado em pelo menos três pesquisas de intenção de voto recentes – a Veritá, Goiás Pesquisas e a Futura, publicada pela Revista Exame, neste sábado (28), que o coloca em terceiro lugar com 15% das intenções de voto – tem sido impulsionado por um apoio de peso: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro, que ainda mantém forte capital político em Goiás, especialmente em Goiânia, declarou publicamente seu apoio a Fred Rodrigues durante uma visita à capital na última terça-feira (24). 

A presença do ex-presidente reforçou a candidatura de Rodrigues, que agora capitaliza o voto bolsonarista na cidade. Esse movimento criou um contraste direto com Sandro Mabel, que vinha tentando herdar o espólio de Bolsonaro e alegava ser um amigo pessoal do ex-presidente. No entanto, durante o comício, Bolsonaro tratou Mabel com desdém, referindo-se a ele como “candidato da rosquinha”, em referência ao histórico de Mabel como empresário no ramo alimentício.

A indefinição no pleito se acirra com a fragmentação do eleitorado, que está dividido entre os principais candidatos. Sandro Mabel, apoiado diretamente pelo governador Caiado, ainda lidera as pesquisas, mas a crescente competitividade de Fred Rodrigues ameaça sua passagem tranquila para o segundo turno. Mabel tem apostado em uma campanha de presença constante ao lado do governador, visitando bairros e comércios da cidade, na tentativa de consolidar sua liderança, mas o descolamento do bolsonarismo enfraquece seu discurso junto a esse eleitorado mais conservador.

Adriana Accorsi, que vinha se mantendo em segundo lugar, agora vê sua posição ameaçada pelo avanço de Rodrigues. A deputada federal tem focado sua estratégia em propostas e no contato direto com o eleitorado, intensificando sua agenda de rua e reforçando o discurso de que é a candidata mais preparada para lidar com os problemas da capital.

No entanto, a volatilidade do eleitorado nas últimas semanas tem pressionado sua campanha a reagir rapidamente às mudanças no cenário. Desde a vinda de Lula a Goiânia, por exemplo, a petista não conseguiu tração para subir nas pesquisas.

Com o apoio de Bolsonaro e a narrativa de ser uma alternativa de renovação política, Fred Rodrigues tem atraído eleitores insatisfeitos com as opções mais tradicionais. Sua comunicação ágil e forte presença nas redes sociais têm lhe rendido apoio, principalmente entre os eleitores que buscam uma ruptura com a velha política. A divisão entre Mabel e Accorsi, os dois principais favoritos, abre espaço para que Rodrigues cresça como uma terceira via, embaralhando a definição de quem irá ao segundo turno.

Nisso tudo, Vanderlan Cardoso (PSD), senador que participou das duas últimas eleições na capital, chegando ao segundo turno em ambas, acaba ficando para trás e praticamente torna-se personagem secundário na disputa.

A eleição, marcada para o próximo dia 6 de outubro, se aproxima em um cenário de grande indefinição. As últimas pesquisas devem dar um indicativo mais claro de quem vai se consolidar como os favoritos para avançar à segunda fase da disputa. Com a fragmentação de votos e a ascensão de Fred Rodrigues, impulsionada pelo apoio de Bolsonaro, a corrida eleitoral segue em aberto, e qualquer mudança nos próximos dias pode redefinir completamente o rumo da eleição na capital goiana.