Skip to content

Goiás é o quinto estado brasileiro mais atingido pela seca, aponta monitoramento da ANA

Estado segue entre os mais afetados do país, segundo dados do Monitor de Secas da ANA


Lucas de Godoi Por Lucas de Godoi em 24/05/2025 - 11:04

Goias-e-o-quinto-estado-brasileiro-mais-atingido-pela-seca-aponta-monitoramento-da-ANA-Foto-Governo-de-Goias
Estado pode enfrentar desafios no campo com escassez de água; ainda não há sinal de alerta (Foto: Governo de Goiás)

Goiás ocupa a quinta posição no ranking dos estados brasileiros mais afetados pela seca, segundo dados mais recentes divulgados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O levantamento, feito no mês de abril de 2025, revela que a seca avançou sobre uma grande parte do território goiano, refletindo cenário de atenção para a agricultura.

De acordo com o Monitor de Seca da ANA, o estado está atrás apenas de Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul no volume de área atingida pela estiagem. A falta de chuvas e o aumento das temperaturas intensificaram a escassez de água, o que motivou estudo dos dados hidrológicos e climáticos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e pela Saneago para subsidiar o planejamento do próximo período de seca, ainda no início de março.

Segundo o levantamento, a estiagem pode provocar impacto nas lavouras de grãos, como soja e milho, que enfrentam redução no rendimento e riscos de quebra de safra em áreas mais críticas.

Melhora tímida

Com o aumento das chuvas em abril, Goiás foi incluído entre os sete estados brasileiros que apresentaram melhora nas condições de umidade do solo. Esse alívio, no entanto, ainda é tímido diante da extensão da seca acumulada ao longo dos últimos meses.

A área total afetada pela estiagem no Brasil ultrapassou os 4,6 milhões de quilômetros quadrados em abril, mais da metade do território nacional. Estados como Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também figuram entre os mais impactados, ao lado de Goiás.

Pesquisa