A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e as Delegacias Regionais de Rio Verde e Jataí estão conduzindo uma operação para apurar incêndios em matas, pastagens e lavouras em Goiás. Atualmente, dois municípios estão sob investigação, com dois inquéritos em curso para identificar os responsáveis pelos crimes ambientais.
O incêndio em áreas de vegetação é tipificado no artigo 250 do Código Penal, que prevê pena de reclusão de seis anos e multa. No último sábado (31), um incêndio próximo ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva foi registrado, mas foi rapidamente controlado por equipes do Corpo de Bombeiros Militares de Goiás e do aeroporto. A CCR, responsável pela gestão do aeroporto, afirmou que as operações não foram afetadas.
Este incêndio faz parte de um panorama mais amplo, com a operação Cerrado Vivo 2024 relatando um aumento de 34,43% nos casos de incêndio em comparação com 2023. Foram registrados 7.742 casos, sendo a maioria em áreas com vegetação (5.898 ocorrências), seguidos por áreas públicas e privadas (1.747) e áreas protegidas (97). A maior parte dos incêndios ocorreu em lotes vagos e terrenos baldios (4.826 casos).
