O estado de Goiás alcançou um novo marco no empreendedorismo ao registrar 38.306 novas empresas em 2024, conforme dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). O número representa um aumento de quase 5 mil empresas em comparação com 2023, quando foram contabilizados 33.847 novos CNPJs. Este é o segundo recorde consecutivo no estado, consolidando Goiás como um ambiente promissor para negócios.
O relatório final, fechado em dezembro, confirmou o crescimento, considerando apenas as empresas que não se enquadram no perfil de Microempreendedor Individual (MEI). Euclides Barbo Siqueira, presidente da Juceg, celebrou o avanço. “Já sabíamos do recorde desde novembro, mas o número exato só veio agora. É um resultado espetacular, fruto dos esforços para facilitar a abertura de empresas no estado”, afirmou.
Em dezembro, foram registradas 2.030 novas empresas não MEI. O estado agora conta com 537.494 empresas ativas, sendo que, ao incluir os microempreendedores individuais, o total alcança 1.180.509 CNPJs. Goiânia lidera com 30,5% das empresas, seguida por Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso.
Entre as atividades mais registradas em dezembro estão serviços de escritório e apoio administrativo, consultorias empresariais, atividades médicas ambulatoriais e treinamento profissional. Além disso, 1.999 empresas possuem capital social superior a R$ 500 mil, indicando o crescimento de empreendimentos robustos no estado.