Skip to content

Governo de Goiás lança edital do Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola

Agricultores familiares quilombolas interessados em participar do programa devem cadastrar propostas até 31 de julho. Iniciativa integra o rol de ações do Goiás Social


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 02/07/2025 - 12:46

Alimentos adquiridos por meio do edital do PAA Quilombola Estadual serão entregues a entidades sociais cadastradas pela OVG, que repassarão os produtos a famílias carentes (Foto: Abraão Toledo/Emater)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater Goiás, publicou novo edital para o Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola). Integrante do rol de ações do Goiás Social, a iniciativa conta com investimento de R$ 2 milhões em recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Nesta edição, o programa vai selecionar exclusivamente agricultores familiares pertencentes à população quilombola. Cada produtor terá a oportunidade de comercializar seus cultivos e receber até R$ 15 mil pela venda. Por meio do PAA Quilombola, o Governo de Goiás adquire a produção da agricultura familiar na modalidade Compra com Doação Simultânea, ou seja, os alimentos serão entregues diretamente a entidades sociais cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e estas instituições repassarão os produtos a famílias carentes.

O edital tem abrangência estadual e está aberto à participação de agricultores familiares quilombolas de todos os municípios goianos, desde que atendam aos critérios e exigências previstos no programa. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, destacou que, nesta segunda edição, o PAA Quilombola passou a integrar o Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás, com execução e financiamento realizados exclusivamente com recursos estaduais. O valor do investimento dobrou em relação à primeira edição.

Ele também reforçou a importância do programa para o desenvolvimento e a inclusão produtiva das comunidades quilombolas. “De modo geral, o Programa de Aquisição de Alimentos é uma grande oportunidade de oferecer alimento para quem precisa, ao mesmo tempo de gerar renda para o produtor. O PAA Quilombola cumpre com êxito esses dois papéis”, disse.

Autonomia e inclusão
O novo edital do PAA reforça os resultados positivos da iniciativa voltada exclusivamente à população quilombola. Para a gerente de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva, Cristhian Lorraine, o Governo de Goiás segue comprometido com a causa. “Em 2024, o PAA Quilombola foi um sucesso do ponto de vista socioeconômico. Conseguimos integrar essas comunidades à uma política de assistência e produtividade. Neste edital de 2025, seguiremos com foco na manutenção da autonomia e inclusão dos quilombolas”, completou.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, ressalta que o PAA Quilombola faz parte do Goiás Social, maior programa de combate à pobreza do Brasil. “Neste ano, realizamos a primeira edição do Agro é Social Quilombola com o objetivo de capacitar e dar condições financeiras para os produtores das comunidades tradicionais de produzirem e comercializarem seus produtos. Agora, com o PAA Quilombola, estes produtores podem vender sua produção para o Governo de Goiás, que compra de quem produz, fortalecendo o trabalho do homem e da mulher do campo, e doa a quem mais precisa, ajudando a alimentar famílias em insegurança alimentar na região Nordeste do estado. Com isso, fazemos a integração de políticas sociais. O produtor assistido pela Emater tem a oportunidade de participar de todos os programas sociais que executamos”, destaca.

Inscrições
A partir da publicação do Edital de Chamamento Público nº 001/2025, os agricultores familiares quilombolas têm de 1° a 31 de julho para apresentar propostas de fornecimento de hortifrutigranjeiros e outros itens. O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de agosto, com período de recurso entre os dias 20 e 22 de agosto. O resultado definitivo sai no dia 3 de setembro.

O edital traz todos os detalhes do processo de candidatura e seleção das propostas para o PAA Quilombola, bem como condições de participação no programa, tabela referencial de preço por produto e modelos de formulários. O cadastramento das propostas será realizado exclusivamente através da Plataforma PAA Goiás, disponível no site oficial da Seapa (https://goias.gov.br/agricultura/paa-quilombola/).

Conselho de Saúde rejeita corte nos honorários médicos; Paço retira proposta de pauta

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa