A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove, nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21, oficinas de horta escolar em três unidades educacionais. A iniciativa busca ensinar cultivo, sustentabilidade e incentivar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Além disso, fortalece a conexão das crianças com a natureza e proporciona alimentos frescos para a merenda escolar.
As atividades fazem parte do Programa de Segurança Alimentar – Horta Escolar, que implementa hortas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A produção obtida complementa as refeições dos estudantes, garantindo um cardápio mais nutritivo e alinhado às diretrizes da equipe de nutrição da SME.
Durante as oficinas, os alunos aprendem, de forma lúdica, sobre o plantio de hortaliças, a importância da alimentação balanceada e o impacto ambiental do cultivo sustentável. O programa também reforça a educação alimentar, estimulando o consumo de alimentos naturais e reduzindo o desperdício.
Criado em 2001 como Projeto Horta Escolar, o programa cresceu ao longo dos anos. Em 2024, beneficiou 114 mil estudantes em 377 unidades educacionais e distribuiu ou plantou 120 mil mudas de hortaliças. A iniciativa segue ampliando seu alcance para transformar a relação das crianças com a alimentação.
Segue cronograma de oficinas:
Quinta-feira – 20/02
Horário: 8h
Local: Cmei Brisas da Mata (Rua Gb 15, 0 – Residencial Brisas da Mata)
Quinta-feira – 20/02
Horário: 14h
Local: Escola Municipal Ary Ribeiro Valadão Filho (Rua Ap 3, 358 Qd 10 – Conjunto Residencial Aruanã II)
Sexta- feira – 21/02
Horário: 8h
Local: Cmei José Alves Batista (Rua Senador Antonio Martins Borges, Setor Criméia Leste