Skip to content

Justiça proíbe retirada de árvores saudáveis em Catalão

Desde 2017 o MP acompanha a retirada de inúmeras árvores na cidade, inclusive das que não apresentavam problemas fitossanitários que justificassem a remoção


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 26/10/2023 - 14:33

Além disso, o município foi condenado a implementar medidas necessárias à recuperação das árvores

A Justiça proibiu o município de Catalão de retirar árvores saudáveis de ruas e praças sob o pretexto de substituição de espécies ou de obras de revitalização dos lugares.

De acordo com o promotor de Justiça Roni Alvacir Vargas, titular da 3ª Promotoria de Catalão, desde 2017, o MPGO vem acompanhando a situação de retirada de inúmeras árvores na cidade, inclusive espécies grandes e frondosas, mesmo aquelas que não apresentavam problemas fitossanitários que justificassem sua remoção.

Além disso, o município foi condenado a implementar medidas necessárias à recuperação das árvores, optando pela retirada somente na hipótese de inviabilidade técnica do tratamento e nas obras de revitalização ou reforma de praças e logradouros públicos, além de adequar o projeto arquitetônico com foco na manutenção das árvores existentes no local, ficando o descumprimento de tais medidas sujeito à execução específica.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa