Skip to content

Maysa Cunha é eleita prefeita de Iporá e encerra domínio de 12 anos do grupo de Naçoitan Leite


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 07/10/2024 - 12:06

Maysa Cunha é eleita prefeita de Iporá (Foto: Divulgação)

A cidade de Iporá, no oeste goiano, marcou o fim de uma era política com a eleição de Maysa Cunha (Avante) como a nova prefeita do município. Com 51,60% dos votos válidos — um total de 10.428 votos —, Maysa Cunha, que atualmente ocupa o cargo de vice-prefeita, derrotou o candidato do grupo político liderado pelo atual prefeito Naçoitan Leite (PSDB), Danilo Gleic (PL) encerrando assim um ciclo de 20 anos de liderança dessa corrente na cidade.

A vitória de Maysa Cunha não só impôs uma derrota a Danilo Gleic (PL), que já esteve como prefeito do município e era apoiado por Naçoitan, mas também sinaliza uma mudança na administração de Iporá. Danilo Gleic terminou a eleição em terceiro lugar, com 18,93% dos votos (3.825 votos), ficando atrás do Dr. Mac (MDB), que recebeu 20,06% (4.053 votos). Gleic, que já havia sido prefeito em 2012 e era um velho aliado de Naçoitan Leite, viu sua campanha perder força em meio à vontade de renovação do eleitorado. Na semana da eleição, viu sua candidatura ser impugnada pela Justiça Eleitoral.

Naçoitan Leite e seu grupo político dominaram a cena política de Iporá por mais de uma década, com administrações consecutivas que moldaram a gestão do município. No entanto, as urnas de 2024 trouxeram uma mensagem clara de mudança, com o desejo da população de ver novas lideranças à frente da cidade.

A vitória de Maysa Cunha representa essa virada. Como vice-prefeita, ela chegou a assumir  o cargo e surfou nos desgastes que o tempo promoveu em Naçoitan, especialmente quando o prefeito ficou três meses preso após tentativa de feminicídio. Em novembro do ano passado, disparou 15 vezes com uma arma de fogo contra a casa de sua ex-companheira. Por sorte, nenhum tiro atingiu a ex-parceira.

Após um período com a cadeira da Prefeitura vaga, Maysa assumiu o cargo ficando à frente por quase 45 dias. Ali reuniu o importante apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, que posteriormente a levou para o Avante, partido de sua base e deu estrutura para que pudesse investir em sua candidatura que terminou vitoriosa. 

Além de Danilo Gleic e Dr. Mac, outros candidatos participaram da disputa, mas com votações mais modestas. Rodrigo Marques (PSD) terminou em quarto lugar, com 6,21% dos votos (1.255 votos), enquanto Miriã Pires (Novo) teve 2,72% dos votos (550 votos). Já Manoel Barbosa (PSOL) ficou em último lugar, com apenas 0,48% (97 votos).

Pesquisa