Skip to content

Pesquisas Quaest e Datafolha podem indicar rumo da disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro

Levantamentos serão divulgados na quarta e na quinta-feira; pesquisas de sábado serão as últimas antes do segundo turno presidencial, marcado para 25 de outubro


Andréia Bahia Por Andréia Bahia em 19/10/2026 - 17:19

Pesquisas Quaest e Datafolha podem indicar rumo da disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro
Pesquisas Quaest e Datafolha podem indicar rumo da disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro

A reta final da disputa presidencial de 2026 será marcada pela divulgação de novas pesquisas de intenção de voto dos institutos Quaest e Datafolha. Os levantamentos serão publicados nesta quarta-feira (21) e na quinta-feira (22), respectivamente, e devem mostrar como está a disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) a poucos dias do segundo turno.

Na rodada anterior da Quaest, divulgada na semana passada, Flávio Bolsonaro apareceu com 46% das intenções de voto, contra 44% de Lula. No Datafolha, o candidato do PL registrou 47%, enquanto o presidente teve 45%. Nos dois levantamentos, a diferença ficou dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, configurando empate técnico.

As pesquisas são acompanhadas de perto pelas campanhas e pelo eleitorado, especialmente nesta fase decisiva da eleição, quando os candidatos intensificam as articulações e tentam conquistar os votos ainda indecisos.

Quando saem as próximas pesquisas?

A Quaest divulgará seu levantamento na manhã de quarta-feira (21). A pesquisa foi encomendada pela Globo e pelo jornal O Globo. O instituto entrevistará 2.154 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-08535/2026.

Já o Datafolha apresentará os resultados na tarde de quinta-feira (22). A pesquisa foi contratada pela Globo e pela Folha de S.Paulo. O levantamento prevê entrevistas com 2.520 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro também é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-09709/2026.

Últimas pesquisas saem na véspera da eleição

Os dois institutos também divulgarão levantamentos no sábado (24), véspera do segundo turno, marcado para domingo (25). Serão as últimas pesquisas de intenção de voto antes da votação.

A Quaest entrevistará 3.702 pessoas nos dias 23 e 24 de outubro. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-09158/2026.

No mesmo período, o Datafolha realizará entrevistas com 4.050 pessoas. Os dois institutos terão margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O registro da pesquisa do Datafolha é BR-09540/2026.

Os resultados das últimas rodadas poderão oferecer um retrato da disputa na reta final, mas não representam uma previsão exata do resultado das urnas. A votação definirá quem comandará a Presidência da República a partir de 2027.

LEIA TAMBÉM:

Saiba quando será o próximo debate de Lula e Flávio e o que esperar do confronto

Pesquisa
Eleições 2026
Resultados oficiais a partir das 17h de Brasília1º turno · resultados oficiais a partir das 17h
00dias 00horas 00min 00seg
Presidente
Aguardando dados…
Governador
Aguardando dados…
Senador
Aguardando dados…
Acompanhar apuração completa