A Polícia Federal (PF) está investigando o uso de disparos em massa de notícias falsas durante a campanha eleitoral municipal em Aparecida de Goiânia, Goiás. As mensagens, enviadas por números não identificados, teriam como alvo o deputado federal Professor Alcides (PL), que é candidato à prefeitura da cidade.
A investigação, que corre sob sigilo, foi solicitada pelo Ministério Público Estadual (MPE) em uma petição apresentada no final de julho.
De acordo com a denúncia, “em 09/07/2024 (terça-feira), houve vários disparos em massa no município de Aparecida de Goiânia, utilizando como ferramenta de disseminação o aplicativo de mensagens WhatsApp, que culminou no envio de vídeos com conteúdo inverídico, com objetivo difamatório e calunioso, ofensivos à honra do [então] pré-candidato”.
O envolvimento da Polícia Federal se justifica pelo fato de o alvo das mensagens, Professor Alcides, ser um deputado federal em exercício. Ele permanece no cargo enquanto concorre à prefeitura de Aparecida de Goiânia, sem ter se licenciado do mandato.