Skip to content

PF investiga disparo de fake news em massa contra candidato em Aparecida de Goiânia


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 02/09/2024 - 10:45

Alcides Ribeiro (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal (PF) está investigando o uso de disparos em massa de notícias falsas durante a campanha eleitoral municipal em Aparecida de Goiânia, Goiás. As mensagens, enviadas por números não identificados, teriam como alvo o deputado federal Professor Alcides (PL), que é candidato à prefeitura da cidade.

A investigação, que corre sob sigilo, foi solicitada pelo Ministério Público Estadual (MPE) em uma petição apresentada no final de julho.

De acordo com a denúncia, “em 09/07/2024 (terça-feira), houve vários disparos em massa no município de Aparecida de Goiânia, utilizando como ferramenta de disseminação o aplicativo de mensagens WhatsApp, que culminou no envio de vídeos com conteúdo inverídico, com objetivo difamatório e calunioso, ofensivos à honra do [então] pré-candidato”.

O envolvimento da Polícia Federal se justifica pelo fato de o alvo das mensagens, Professor Alcides, ser um deputado federal em exercício. Ele permanece no cargo enquanto concorre à prefeitura de Aparecida de Goiânia, sem ter se licenciado do mandato.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa