Em evento que contou com a presença de mais de 100 alunos da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, o prefeito Sandro Mabel lançou, nesta quarta-feira (12/2), o projeto Goiânia Limpa – Educação em Ação, no Anfiteatro da Vila Ambiental do Parque Areião, com o objetivo de integrar a educação ambiental a práticas do dia a dia das crianças.
A proposta surge como uma resposta urgente aos desafios ambientais enfrentados pela cidade, incluindo o descarte inadequado de resíduos, procedimento que tem sido combatido pela administração municipal, que decretou tolerância zero para quem insiste em sujar ruas e avenidas de Goiânia. O projeto consiste em mais uma medida que busca envolver crianças, jovens e adultos em um esforço coletivo para transformar a relação da sociedade com o meio ambiente.
“Nós estamos numa luta para manter a cidade limpa, fiscalizando quem joga sofás e outros entulhos nas ruas, mas quem pode dar essa visão de conscientizar a população são as crianças. São elas que difundem esse projeto juntos aos pais, avós e vizinhos delas, de que Goiânia tem de ser uma cidade limpa”, pontua Mabel.
Como o projeto contempla todas as 381 escolas da Rede Municipal de Ensino, o prefeito disse que os alunos serão os vigilantes para manter a cidade limpa. “Eles serão os nossos soldados da limpeza, para manter Goiânia cada vez mais limpa. Temos um exército de 115 mil crianças que estarão envolvidas nesse processo de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente”, destacou Mabel em coletiva de imprensa.
Para o prefeito, o projeto Goiânia Limpa – Educação em Ação também faz parte de uma visão ecológica, objetivando conscientizar as pessoas da necessidade de manter a cidade sustentável, num esforço coletivo, tanto da parte do poder público municipal, quanto da sociedade civil organizada.
Após o ato de lançamento, Sandro Mabel, acompanhado de alunos da Escola Municipal Itamar Martins Ferreira, percorreu trilhas da Vila Ambiental, recolhendo lixo e entulhos pelo caminho. “Vamos catar garrafinhas, papel e outros tipos de lixo que alguém jogou aqui, para deixar o nosso parque cada vez mais limpo. A natureza agradece. Se esse material não for recolhido, vai cair nos nossos mananciais, vai entupir o sistema de drenagem. Estamos trabalhando, mas não podemos enxugar gelo, então, são as crianças que vão levar esse projeto pra frente”, afirmou.
Exemplo em casa
A aluna Bruna Ferreira Rodrigues Barbosa destacou a importância do projeto para conscientização da população sobre as questões que envolvem o meio ambiente e a manutenção da cidade limpa. “Aprendi aqui que a gente tem que preservar mais o meio ambiente, por ser importante para nós e para a natureza”, disse, acrescentando que, em sua casa, sempre que vê papel pelo chão, faz o descarte correto, jogando no cesto de lixo.
Da mesma forma, o estudante João Gabriel Cardoso Rocha afirmou que já aprendeu as primeiras lições do projeto da Secretaria de Educação, em parceria com a Amma, de que não se pode jogar resíduos em áreas verdes. “Também temos de preservar as árvores e demais plantas, porque fazem o bem para a nossa saúde e para o meio ambiente”, afirmou.
Conscientização ambiental
Idealizado pela Agência Goiana de Meio Ambiente (Amma) e pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o projeto contempla uma série de ações educativas que visam mitigar os efeitos da prática irregular de descarte de entulhos pela cidade, formando cidadãos conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade.
O projeto Goiânia Limpa – Educação em Ação tem os seguintes objetivos: ensinar sobre os impactos dos resíduos no meio ambiente e na saúde pública; reforçar ações dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) na vida cotidiana; incentivar hábitos sustentáveis no dia a dia; envolver as instituições educacionais e comunidades em campanhas solidárias e de preservação; fortalecer a educação ambiental ao longo do ano, conectando teoria à prática por meio dos Núcleos de Educação Ambiental situados nos Parques e no Zoológico de Goiânia; e sensibilizar a população para o impacto positivo do trabalho coletivo na preservação ambiental.
Ao longo deste ano, serão desenvolvidas oficinas práticas, campanhas solidárias e mutirões, como forma de conectar a teoria e prática, por ser um projeto inclusivo, que visa engajar toda a comunidade, envolvendo escolas, famílias e o poder público.