Skip to content

Queda de casos de Covid-19 é observada na maioria dos estados

Dados recentes revelam tendência de queda, mas com crescimento em Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins


Dhayane Marques Por Dhayane Marques em 25/10/2024 - 10:14

Fonte: Via Fiocruz

O Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira, 24, revela que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 continuam em queda na maioria dos estados, especialmente na região Centro-Sul. Contudo, o estudo aponta um aumento nos casos em Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins, principalmente entre idosos e crianças de até 14 anos. Desde já, é importante que a população mantenha as medidas de prevenção, mesmo com a tendência de queda nos números.

Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz, observa que, apesar da queda no número de casos nas últimas semanas, é fundamental manter as medidas de prevenção. O aumento de hospitalizações entre os idosos em Mato Grosso e Paraíba é um sinal de alerta. Além disso, as crianças e adolescentes em Maranhão e no Distrito Federal enfrentam um aumento nos casos de SRAG, possivelmente devido a vírus como o rinovírus.

Em relação ao ano epidemiológico de 2024, 147.782 casos de SRAG foram registrados até agora. Desses, 69.954 (47,3%) tiveram resultado positivo para algum vírus respiratório. O Sars-CoV-2 (Covid-19) representa 19% dos casos positivos, enquanto outros vírus respiratórios, como o influenza A e o VSR, também se destacam. Portanto, o monitoramento contínuo é vital para o controle da situação.

Até o momento, foram registrados 9.040 óbitos por SRAG em 2024. Dentre esses, 51,7% apresentaram resultado positivo para algum vírus respiratório. Esses dados enfatizam a necessidade de ações preventivas. A população deve seguir as orientações das autoridades de saúde e manter-se informada sobre a evolução da situação.

Dhayane Marques

Dhayane Marques é jornalista formada pela PUC-GO. Atualmente é Diretora de Programas da TV Pai Eterno e repórter no jornal Tribuna do Planalto e Tribuna de Anápolis, nas editorias de cidades, educação, economia, agro, diversão e arte.

Pesquisa