Skip to content

Reorganização da Região da 44 traz fluxo maior de visitantes e impulsiona vendas, afirmam lojistas e feirantes

Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) informa que houve aumento de 30% na circulação de pessoas e 40% nas vendas


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 11/04/2025 - 10:01

Calçadas livres para a circulação de pedestres na Região da 44, em Goiânia

A reorganização da Região da 44, segundo maior polo de moda atacadista do Brasil, já traz resultados aos lojistas locais, é o que afirma a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44). Após o reordenamento feito pela Prefeitura de Goiânia – que ofereceu aos vendedores ambulantes vagas em espaços legais, como lojas vagas em galerias ou na Feira Hippie -, comerciantes da região contam que estão vendo um fluxo maior de visitantes e consumidores, além do aumento de até 40% nas vendas.

Para os lojistas e feirantes da Região, a nova organização do local atraiu mais visitantes e alavancou as vendas. Na primeira semana após a reestruturação a AER44 identificou que houve aumento de aproximadamente 30% no fluxo de pessoas e 40% nas vendas dos lojistas. “Nos últimos 10 anos, foi a primeira vez que vi um ônibus parando na Feira Hippie, com 65 compradores. Isso é o resultado da nova organização da nossa região, onde os consumidores têm mais tranquilidade de visitar um local estruturado”, diz Sérgio Naves, presidente da AER44. A associação pontua que o local conta com aproximadamente 13 mil lojistas e 3 mil feirantes, incluindo as feiras Hippie e da Madrugada.

A lojista Sueli Ladeira, proprietária da Ladeira Closet, explica a importância da reorganização da Região da 44 para o comércio local. “Eu super apoio a regularização dos ambulantes. A facilidade das pessoas andarem nas ruas é muito maior com essa nova organização. Eu vejo isso como super positivo”, comemora. Ela explica que com a ocupação das calçadas por ambulantes os clientes não entravam nos prédios para acessar as lojas internas.

Regularização do comércio

Agentes da Guarda Municipal permanecem na região

Para organizar as ruas da região, a Prefeitura deu duas opções para que os ambulantes pudessem se regularizar, respeitando a concorrência local e o Código de Posturas do município – se mudarem para as galerias, inicialmente pagando apenas o condomínio e um plano a longo prazo para pagamento do aluguel, com vagas disponíveis inclusive em grandes centros, como o Mega Modas e o Shopping Vitória, ou irem para a Feira Hippie, com a disponibilização de 1.200 vagas. A AER44 disponibilizou o telefone 62 99864-3216 para os ambulantes cadastrados até dezembro de 2024 buscarem maiores informações sobre o Programa Aluguel Social.

A reorganização da Região da 44, com a regularização dos ambulantes, faz parte do programa de revitalização do Centro de Goiânia. Tais medidas integram o projeto para que a capital possa impulsionar o seu desenvolvimento com respeito às leis municipais, como o Código de Posturas e a Lei Orgânica do Município.

Pesquisa