skip to Main Content

Seduc Goiás promove 1° Encontro de Formação em Libras para Professores do AEE

Evento em Caldas Novas reúne 300 profissionais da Educação Especializada para capacitação em Língua Brasileira de Sinais


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 18/03/2024 - 15:26

A Secretaria de Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio da Superintendência de Educação Especializada, realiza o 1° Encontro de Formação em Libras para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O evento, que acontece de 18 a 21 de março no Golden Dolphin Grand Hotel, em Caldas Novas, conta com a participação de cerca de 300 profissionais da área.

A formação, composta por palestras e cursos, será conduzida por especialistas surdos do Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (NAS/Seduc). Este encontro marca o início de uma formação continuada dividida em quatro etapas, sendo duas realizadas neste ano e as demais previstas para 2025. O objetivo é oferecer nove salas de formação para atender os profissionais do AEE.

O gerente de Educação Especial, Weberson Morais, destaca a importância do AEE como um instrumento fundamental para a inclusão escolar, sendo a ponte de acessibilidade e permanência para os estudantes da Educação Especial na Escola. Morais reforça que o AEE não se trata de escolarização ou reforço escolar, mas sim de um complemento à educação, oferecendo o suporte necessário para superar as barreiras de aprendizado.

Atualmente, a rede pública estadual de Goiás atende 17,5 mil estudantes matriculados na educação especial, incluindo 480 alunos surdos. Para garantir a qualidade do ensino-aprendizagem, o Governo de Goiás tem investido em projetos de qualificação, como a inauguração de 365 Salas de Recursos Multifuncionais, cinco Salas Multissensoriais e a contratação de 3,2 mil profissionais de Apoio Escolar.