A Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc) lança, nesta terça-feira (28/5), o projeto ‘Enel nas Escolas’. A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Enel Distribuição Goiás e atenderá alunos do Ensino Fundamental de dez unidades educacionais de Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia.
A solenidade será realizada às 14h30 na Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, no Setor Norte Ferroviário, e contará com as presenças da secretária Fátima Gavioli e dos gerentes e superintendentes da Seduc.
O projeto ‘Enel nas Escolas’ inclui três momentos distintos: capacitação de professores, palestras para alunos e doação de livros didáticos à instituição de ensino. Cada palestra atenderá 90 estudantes e os orientará sobre temas como consumo consciente de energia elétrica, eficiência energética e questões ambientais.
Os demais alunos da unidade escolar recebem posteriormente os conteúdos por meio dos professores e dos colegas, que são orientados a se tornarem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos não só na escola onde estudam, mas também em suas comunidades.
Ação de resultados
Em Goiás, a coordenação geral do projeto é de Ricardo Eire e Adriano Faria. Eles explicam que o objetivo maior da iniciativa é promover uma mudança de hábitos na sociedade a partir da escola, conscientizando sobre a importância de se evitar o desperdício de energia elétrica e promovendo o respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais.
O projeto ‘Enel nas Escolas’ trabalha com a mesma metodologia do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobrás, que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como uma ação de resultados na sensibilização de alunos, professores e pais de alunos dentro dos princípios de combate ao desperdício de energia sem interferir na qualidade de vida da comunidade escolar.