Skip to content

Servidores do INMET anunciam paralisação nacional por condições de trabalho

Em Goiânia, manifestação será realizada na sede do órgão na Praça Cívica; servidores denunciam desmonte do INMET


Laiz Queiroz Por Laiz Queiroz em 29/10/2024 - 15:12

Arte: Sintsep-GO

Servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) farão uma paralisação nacional na quarta-feira, 30 de outubro. Em Goiânia, a atividade ocorrerá na sede do órgão, no anexo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), na Praça Cívica. Além das péssimas condições de trabalho, os servidores protestam contra o desmonte do órgão, que opera praticamente sem servidores efetivos. O movimento nacional é liderado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Goiás (Sintsep-GO) e pela Condsef/Fenadsef, que representam a categoria.

Na última reunião, ocorrida em 18 de outubro, representantes dos servidores de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além do Distrito Federal, discutiram os efeitos do desmonte que vem acontecendo no INMET. A necessidade de garantir a migração dos atuais servidores para a carreira de Ciência e Tecnologia foi uma das pautas centrais do encontro. A categoria aprovou um dia nacional de paralisação de atividades, destacando a urgência da situação.

Um documento elaborado pela Condsef/Fenadsef enfatiza que, no próximo dia 17 de novembro, o INMET completará 115 anos com o menor orçamento anual de sua história, recebendo apenas cerca de 25% do valor necessário para seu funcionamento. Essa situação resultou na paralisação de diversos serviços, incluindo o monitoramento meteorológico e o atendimento ao público e veículos de comunicação.

Serviço

Paralisação Nacional do INMET

  • Data: 30 de outubro de 2024
  • Horário: 9h
  • Local: Sede do INMET, Anexo do MAPA – Praça Cívica, Goiânia
Pesquisa