Skip to content

Unidades de saúde de Goiânia e Samu recebem novos equipamentos para pacientes críticos

Monitores multiparamétricos, bombas de infusão e aparelhos portáteis de eletrocardiograma foram entregues as 13 unidades que realizam atendimento de urgência e emergência e ao SAMU


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 13/06/2025 - 17:11

SMS realiza a entrega de equipamentos em 13 unidades de saúde que realizam atendimentos a pacientes críticos (Foto: SMS)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quinta-feira (12/6) a entrega de 80 novos equipamentos hospitalares para 13 unidades da rede municipal de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foram adquiridos monitores multiparamétricos, bombas de infusão e aparelhos portáteis para a realização de eletrocardiogramas. O objetivo é ampliar a qualidade da assistência a pacientes críticos.

As unidades beneficiadas são: Cais Cândida de Morais, Cais Finsocial, Cais Bairro Goiá, Cais Urias Magalhães, Ciams Novo Horizonte, Cais Campinas, Cais Vila Nova, Cais Parque das Amendoeiras, UPA Chácara do Governador, UPA Jardim Novo Mundo, UPA Noroeste, UPA Itaipú, UPA Jardim América e o Samu.

“Nós trabalhamos dia a dia para reconstruir a rede de saúde de Goiânia e esta é mais uma entrega que permite um salto de qualidade no atendimento, tornando mais ágil, eficiente e segura a assistência a pacientes críticos”, destaca o secretário de Saúde, Luiz Pellizzer.

Os novos equipamentos serão utilizados nas “salas vermelhas” das unidades, que são espaços estruturados para assistência a pacientes em estado grave. “Os monitores multiparamétricos permitem acompanhamento contínuo e em tempo real dos sinais vitais do paciente, detectando de forma precoce qualquer instabilidade clínica, enquanto as bombas de infusão permitem que os pacientes críticos recebam dosagens exatas e constantes de medicamentos, como drogas vasoativas”, explica Luiz Pellizzer.

“Já os eletrocardiogramas portáteis são essenciais porque possibilitam que os exames sejam realizados nos leitos, em casos graves em que o paciente não pode ser transportado até a sala de exames”, detalha o titular da Saúde.

Segundo a SMS, os equipamentos foram distribuídos de acordo com a demanda das unidades da rede de urgência e emergência por atendimentos dessa natureza. “Já fizemos a entrega de diversos itens de mobiliário e seguimos atuando para qualificar a estrutura dos CAIS e UPAs para oferecer atendimento digno aos goianienses, especialmente aos pacientes críticos”, afirma a superintendente de redes de atenção à saúde, Camila Brum.

Agrodefesa confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência em Goiás

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa
Close mobile menu