Com o primeiro turno da eleição 2024 encerrada, os cinco primeiros colocados refletiram a diversidade de perfis e propostas presentes na disputa, apesar de uma Câmara majoritariamente conservadora. Com lideranças vindas da segurança pública, da educação e do ativismo social, os eleitos apresentam trajetórias que vão desde a defesa de pautas conservadoras até a promoção de políticas progressistas.
Entre os mais votados estão figuras como Major Vitor Hugo (PL), alinhado ao bolsonarismo, seguido de perto do professor Edward Madureira (PT), que está no outro ponto da polarização. O atual presidente da Câmara, Romário Policarpo (PRD) e sargento Novandir (MDB) também conseguiram votaçõesa expressivas, além de Aava Santiago (PSDB), uma das vozes progressistas e femininas mais proeminentes na política municipal. Ela teve a terceira maior votação do atual pleito e tornou-se a mulher mais bem votada da história do parlamento municipal.
1. Major Vitor Hugo (PL) – 15.678 votos
O candidato mais votado em Goiânia foi o Major Vitor Hugo, do Partido Liberal (PL). Conhecido por sua atuação como ex-deputado federal, Vitor Hugo tem uma trajetória sólida na segurança pública, com ênfase em sua formação militar. Major do Exército, ele também possui um histórico de articulação política próximo ao governo federal, sendo aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual foi seu líder de governo por mais de dois anos, fato que os aproximou a ponto de se tornarem amigos pessoais.
Foi o único candidato que durante a campanha recebeu video de apoio do ex-presidente se apresentando como “o candidato do Bolsonaro em Goiânia à Câmara dos Vereadores”. Sua campanha focou em pautas conservadoras, especialmente no fortalecimento da segurança pública e na defesa de valores tradicionais. Durante sua campanha também convocou o eleitor bolsonarista a votar em peso em seu projeto para quebrar o recorde que antes era do hoje senador Jorge Kajuru. Em 2016, o radialista teve 37 mil votos. Apesar de liderar a votação no pleito atual, ficou longe de se tornar o mais votado.
2. Professor Edward (PT) – 13.573 votos
Representando o Partido dos Trabalhadores (PT), o Professor Edward garantiu o segundo lugar na disputa. Com uma base eleitoral forte entre os educadores e servidores públicos, Edward é conhecido por sua atuação como professor e defensor da educação pública de qualidade. Por duas vezes, ele foi o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 2022, bateu na trave e por poucos votos não foi eleito deputado federal.
Suas principais bandeiras durante a campanha incluíram a valorização dos professores, a ampliação de políticas educacionais e o combate às desigualdades sociais. Edward também levantou questões de sustentabilidade e inclusão, propondo projetos que integram educação, meio ambiente e justiça social. Na campanha, também coordenou o plano de governo da candidata à Prefeitura de Goiânia, deputada federal Adriana Accorsi. Ela ficou com 168 mil votos e não conseguiu chegar ao segundo turno.
3. GCM Romário Policarpo (PRD) – 11.496 votos
Atual presidente da Câmara dos Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo foi reeleito com uma expressiva votação, ocupando o terceiro lugar. Membro da Guarda Civil Metropolitana, Policarpo tem sua carreira fortemente vinculada à segurança urbana, sendo uma das vozes que mais defendem o fortalecimento das forças de segurança locais. Recebeu apoio massivo da categoria que representa.
Antes da eleição, teve sua candidatura a Prefeitura de Goiânia cotada e também viu seu nome especulado como vice de diversos projetos como o da deputada federal Adriana Accorsi (PT) e do ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil), que disputa o segundo turno contra Fred Rodrigues. Durante seu mandato anterior como presidente da Câmara Municipal de Goiânia, ele consolidou alianças políticas e apresentou projetos voltados para a segurança, bem-estar social e infraestrutura urbana. Também enfrentou alguns altos e baixos no seu relacionamento com o atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).
4. Aava Santiago (PSDB) – 10.482 votos
A vereadora Aava Santiago, do PSDB, continua a se destacar como uma das principais vozes femininas na Câmara de Goiânia e tornou-se neste pleito, a mulher mais votada da história da Câmara. Conhecida por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres e pela promoção de políticas de igualdade de gênero, Aava construiu sua carreira política com base no ativismo social. Em 2022, na condição de presidente municipal do PSDB conseguiu romper as fronteiras goianas ao declarar apoio ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Se apresentando como “malocrente”, Aava apresentou tenta ultrapassar a barreira do conservadorismo existente nas igrejas pentecostais para apresentar pautas progressistas. Frequentadora da Igreja Assembleia de Deus, Santiago chegou a trabalhar na equipe de transição do governo Lula, fato que o aproximou do presidente e da primeira-dama Rosângela Lula da Silva.
Durante seu mandato anterior, ela se dedicou à criação de leis voltadas à proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade, além de atuar nas áreas de educação e cultura. Sua reeleição reflete a força de sua conexão com setores progressistas da sociedade goianiense e sua defesa de uma cidade mais justa e inclusiva.
5. Sargento Novandir (MDB) – 9.762 votos
Sargento Novandir, do MDB, também garantiu uma posição entre os mais votados nas eleições para vereador em Goiânia. Com uma trajetória na Polícia Militar de Goiás, Novandir é conhecido por sua defesa enfática de políticas voltadas para a segurança pública e o apoio às famílias de policiais. Com forte base no Jardim Guanabara, já era esperado que teria uma boa votação.
Ele destaca-se por sua proximidade com as forças de segurança e pela proposta de reforçar o policiamento e criar projetos que beneficiem militares e suas famílias. Novandir tem uma base eleitoral sólida entre os profissionais da segurança e aqueles que compartilham de suas preocupações com a criminalidade e a violência.