O projeto é de iniciativa da vereadora Andreia Rezende (SD), que usou como justificativa “honrar o trabalho da Primeira-Dama em Goiás, e sua importância como liderança política feminina e ressaltar seu trabalho no desenvolvimento social no estado”. O documento foi aprovado pelas comissões da Casa e segue para a votação dos vereadores em Plenário.
Gracinha Caiado, advogada e esposa do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Nascida em Feira de Santana, na Bahia, em 1959, Gracinha tem apoiado e contribuído para o trabalho do marido como Deputado Federal, Senador e agora como Governador.
Embora seja baiana, Anápolis é a cidade natal de Ronaldo Caiado e o casal tem um carinho especial pela região. Como Primeira-Dama e Presidente de Honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha tem liderado várias iniciativas em unidades administrativas e obras sociais em prol da população.
O objetivo do projeto pela vereadora Andreia Rezende é reconhecer a importância de Gracinha para Anápolis, assim à tornando cidadã devido ao seus feitos no municícipio, que lhe dão a honra da cidadania.
Em maio de 2022, Gracinha Caiado recebeu o título de madrinha da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, uma das unidades de saúde conveniadas ao estado. A primeira-dama tem uma paixão pela política e tem trabalhado para levar programas sociais, interiorização e regionalização ao Estado de Goiás, além de tratar Anápolis com muito carinho e com a ampliação de diversos programas sociais.
Espera-se que os membros do Legislativo apreciem e aprovem o Projeto de Decreto Legislativo em questão, como uma justa homenagem à dedicação e ao trabalho de Gracinha Caiado em benefício de Anápolis e de todo o Estado de Goiás.