Skip to content

Rede Hemo celebra Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia nesta quinta

Crianças pacientes da unidade de Goiânia receberão jogos de tabuleiro da Abraphem


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 03/01/2024 - 10:39

Objetivo da brincadeira é aumentar o nível de conhecimento da criança e seus familiares sobre a hemofilia (Foto: Idtech)

Nada melhor que aprender brincando, por isso, para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia, comemorado em 4 de janeiro, a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo preparou um dia especial, para as crianças atendidas pela unidade de Goiânia. A ação, com distribuição dos jogos de tabuleiro “Dominando a Hemofilia”, para pacientes com faixa etária de 5 a 11 anos, será realizada a partir das 9 horas, e conta com a parceria da Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem).

De acordo com a presidente da Abraphem, Mariana Freire, o principal objetivo da brincadeira é aumentar o nível de conhecimento da criança e seus familiares sobre a hemofilia. “A criação e envio deste material é uma forma de favorecer o tratamento e incentivar a terapia familiar. É uma alegria para nós podermos contar com a colaboração dos profissionais do Hemocentro, sobretudo por se disponibilizarem a fazer uma ação específica nesta data tão significativa”, pontuou.

A Rede Hemo é a única que realiza atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e distribui os medicamentos utilizados no tratamento da doença em Goiás. Atualmente, a Rede Hemo atende 403 pacientes, sendo hemofilia 348 portadores de hemofilia A e 55 hemofilia B, e são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistentes sociais. O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz recebe em média 5 mil frascos de medicamentos de fatores de coagulação por mês, com custo médio mensal de R$ 5,5 milhões, que são dispensados para os pacientes atendidos na unidade de saúde.

Hemofilia
A hemofilia é uma doença genética que afeta a coagulação do sangue, causando sangramentos que demoram muito mais tempo para serem controlados. Os portadores de hemofilia já nascem com a alteração que causa a doença. Em 70% dos casos é transmitida das mães para os filhos, sendo 98% em pessoas do sexo masculino, mas também existem mulheres com hemofilia, apesar de serem minoria.

Atendimento
O diagnóstico e o tratamento da hemofilia e de outras coagulopatias é realizado por um hematologista, especialista em hemostasia, por meio de exames de sangue específicos e das informações sobre o histórico do paciente.A consulta com o hematologista e os exames diagnósticos podem ser feitos nas unidades da Rede Hemo em Goiás.

Para atendimento, o paciente deve procurar a rede básica de saúde do seu município e solicitar um encaminhamento. Após isso, deve-se aguardar o contato da Secretaria Municipal de Saúde, comunicando a data, a hora e o local de atendimento. O atendimento ambulatorial na Hemorrede Pública de Goiás é somente para pacientes regulados pela Superintendência de Regulação e Políticas e Saúde da Secretaria Municipal de Goiânia – SUREPS/SMS/Goiânia.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa