Skip to content

Caiado reforça pré-candidatura à presidência e comenta sobre decisão da Justiça Eleitoral

Governador de Goiás minimiza impacto de inelegibilidade e afirma que seu plano de campanha está consolidado


Laiz Queiroz Por Laiz Queiroz em 11/12/2024 - 19:13

Foto: O Globo

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), reforçou, nesta quarta-feira (11), em entrevista coletiva no Palácio das Esmeraldas, que pretende lançar sua pré-candidatura à presidência da República em março, durante evento em Salvador. Questionado sobre a decisão da Justiça Eleitoral de Goiás, que determinou sua inelegibilidade por oito anos, Caiado respondeu de forma irônica: “Não sei se posso fazer isso aqui na entrevista, não tenho como consultar meus advogados”. Apesar da decisão, o governador afirmou que o plano de sua pré-candidatura está consolidado e segue em andamento, destacando que o processo ainda cabe recurso.

A decisão da Justiça Eleitoral, que foi publicada na terça-feira (10), se refere à acusação de abuso de poder político durante a realização de jantares no Palácio das Esmeraldas com vereadores e suplentes, em outubro de 2020, com o objetivo de beneficiar Caiado e seu aliado político, Sandro Mabel (UB), que na época era candidato a prefeito de Goiânia. A participação de Mabel nos eventos gerou controvérsias, pois os jantares foram vistos como uma forma de campanha eleitoral, o que resultou na inelegibilidade do governador e do prefeito eleito, Sandro Mabel.

A decisão da Justiça Eleitoral não tem execução imediata, pois ainda cabe recurso, mas ela acirrou os ânimos políticos no estado. Caiado afastou a ideia de que o impacto da decisão afeta seus planos, enfatizando que os recursos estão sendo preparados para reverter o julgamento.

Pesquisa