O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), prepara os primeiros anúncios de seu secretariado para esta segunda-feira (23), em coletiva à imprensa. Entre os nomes aguardados estão Êrizânia Freitas, ex-candidata à Prefeitura de Anápolis, e Zilma Peixoto Percussor, ex-titular da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Além delas, o empresário e produtor cultural Uugton Batista é cotado para assumir a Secretaria de Cultura.
Freitas foi candidata à Prefeitura de Anápolis em 2024, com apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) e do atual prefeito Roberto Naves. Apesar da robusta base de apoio, ela terminou em terceiro lugar na disputa e não avançou ao segundo turno. Antes disso, Freitas atuou em diversas áreas na gestão de Naves. Em 2023, chegou a ser cogitada para ocupar a Secretaria de Educação em Goiânia, mas sua indicação enfrentou resistência e não se concretizou. Agora, Êrizânia pode ganhar protagonismo na equipe de Mabel como titular da supersecretária de Assistência Social.
Zilma Percussor é considerada um nome técnico e de bom trânsito entre emedebistas e apropriado para assumir um cargo na gestão Mabel. Com ampla experiência em gestão pública, ela participou das administrações do ex-prefeito Iris Rezende Machado, liderando pastas como Finanças e Planejamento Urbano e Habitação. Na gestão do prefeito Rogério Cruz, assumiu a AMMA, mas deixou o cargo após o rompimento político entre o MDB e o grupo do prefeito. Caso o anúncio se confirme, Zilma retornará à mesma função, de onde saiu em meio à crise política.
Outra expectativa recai sobre a possível nomeação de Uugton Batista para a Secretaria de Cultura. Empresário e produtor cultural, Batista é conhecido por sua atuação como produtor de cantores sertanejos de Goiânia. Foi ele o principal responsável pela articulação que aproximou Mabel aos artistas durante a campanha.