Prestes a lançar sua pré-candidatura à presidência da República em Salvador, capital da Bahia, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ainda tem presença tímida entre o eleitorado baiano. É o que mostra levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, realizado entre os dias 17 e 20 de março de 2025, com 1.640 eleitores em 65 municípios do estado.
Nos dois cenários estimulados da pesquisa — quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados —, Caiado oscilou entre 3,8% e 4,9% das intenções de voto, figurando atrás de nomes como Ciro Gomes (PDT), Pablo Marçal (PRTB) e Michelle Bolsonaro (PL).
Apesar do desempenho modesto no estado nordestino, o governador goiano é lembrado de forma espontânea por parte do eleitorado, aparecendo com 0,3% na menção livre de nomes, o que o coloca em condição similar a Gusttavo Lima (0,3%) e à frente de Michelle Bolsonaro (0,1%).
No primeiro cenário estimulado, com Lula (PT) e Michelle Bolsonaro (PL) na disputa, Caiado atinge 4,9%, atrás da ex-primeira-dama (26,6%), de Ciro (11,3%) e de Marçal (5,6%).
No segundo cenário, onde Tarcísio de Freitas (Republicanos) substitui Michelle como representante da direita, Caiado marca 3,8%, ficando em quinto lugar, novamente atrás de Marçal (8,3%).
Apesar de ainda ser um nome em consolidação nacional, Caiado aparece com desempenho superior ao de Eduardo Leite (2,3%) e Helder Barbalho (0,1%) nos dois cenários, sinalizando um espaço entre o eleitorado conservador que busca alternativas a Bolsonaro e à sua base.
Os dados estratificados da pesquisa mostram que Caiado tem maior apelo entre homens (8,0%) e eleitores com ensino superior (6,9%), sobretudo na faixa de 25 a 44 anos, onde supera 5% em média. O governador também se destaca entre os que dizem pertencer à PEA (População Economicamente Ativa), com 5,8% no cenário com Michelle e 3,9% no com Tarcísio. Ainda assim, enfrenta forte barreira regional, já que seu histórico político é vinculado ao Centro-Oeste, onde exerce atualmente o segundo mandato como governador de Goiás.