A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) começou a receber as 42 caminhonetes modelo Toyota SW4, ano 2025, compradas para uso dos deputados estaduais. A aquisição foi feita por meio de licitação vencida pela Toyota do Brasil, com custo superior a R$ 15 milhões. O contrato prevê seguro de 12 meses para todos os veículos.
Segundo o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), os carros utilizados anteriormente, com dois anos de uso, serão repassados a prefeituras de municípios com menos de 6.500 habitantes. Ainda não há confirmação sobre a continuidade do contrato de aluguel dos veículos, atualmente com custo mensal de R$ 400 mil.
O Ministério Público de Goiás deve analisar o caso e emitir parecer nas próximas semanas. O Tribunal de Contas dos Municípios também deverá se posicionar sobre a legalidade do repasse dos veículos. Um dos critérios é a distância dos municípios com a capital.
O processo de compra teve alteração após a suspensão do edital inicial, publicada em 28 de janeiro. O documento impedia a participação de revendedoras, permitindo apenas concessionárias autorizadas. Um novo edital, divulgado dois dias depois, modificou essa regra e retirou a exigência de contratação de revisões obrigatórias, mantendo apenas a obrigatoriedade do seguro.