A comunidade do Jardim Dom Fernando I, na Região Leste de Goiânia, recebeu nesta quarta-feira (7/5) a nova sede do Colégio Estadual Dom Fernando I. A obra, que substituiu a antiga estrutura de placas de cimento, recebeu um investimento de R$ 3,4 milhões em investimentos do Tesouro Estadual e passa a atender 530 estudantes nos turnos matutino e vespertino. Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado inaugurou o colégio e lembrou que a substituição das escolas de placas é parte de um compromisso com a educação.
A antiga estrutura do Colégio Estadual Dom Fernando I era composta por placas de cimento pré-moldadas. Agora, o espaço conta com cinco blocos de alvenaria, 12 salas de aula, cozinha com refeitório, bloco administrativo, quadra coberta, central de gás, pontos de acessibilidade e de prevenção a incêndios. A unidade, que estava em funcionamento desde abril, abriga duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 16 turmas de Ensino Médio.
Diretora do Colégio Estadual Dom Fernando I, a professora Idalisa Brasil compartilhou um depoimento emocionado. “Tenho 38 anos de Estado e há 15 esperava por essa escola. Antes, o prédio era insalubre, abandonado, sem estrutura, e com salas extremamente quentes. Uma vez o teto até caiu. Hoje, recebemos um colégio de verdade. Temos salas organizadas, estrutura nova, quadra coberta e nossos alunos estão uniformizados, com todo o material necessário. Essa escola devolve dignidade a toda a comunidade”, relatou.
Novas Unidades
A substituição das chamadas escolas de placas, estruturas pré-moldadas construídas nos anos 1990, faz parte de um projeto estadual que prevê a modernização da rede pública. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, Fátima Gavioli, 29 unidades já foram reconstruídas e outras 45 estão em obras. A meta é entregar mais 27 novas sedes no próximo ano.
O governador também ressaltou que o Estado tem atuado para garantir ensino gratuito e completo. “Aqui em Goiás, os pais não precisam gastar um centavo para manter seus filhos na escola. Nós garantimos o uniforme, alimentação, material didático e uma estrutura de qualidade. É um trabalho conjunto que envolve o Governo, por meio da Secretaria de Educação, com apoio da Assembleia Legislativa”, acrescentou.
Leia também: Amma identifica vazamento de esgoto no Parque das Flores