As agências dos Correios, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações, vão atender, a partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados realizados por entidades associativas. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22).
O atendimento será realizado em 4.730 agências, que representam 76% das cidades brasileiras. Para isso, cerca de 20 mil funcionários dos Correios passarão por um treinamento a partir do dia 26.
“A gente está utilizando a parceria com os Correios para chegar a municípios pequenos, onde há mais dificuldade no uso da tecnologia ou da telefonia”, destacou o ministro da Previdência, Wolney Queiroz Maciel.
Para ser atendido em uma agência dos Correios, o aposentado ou pensionista precisa apenas de um documento de identificação. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, é possível que uma terceira pessoa compareça ao local, desde que tenha uma procuração.
“Essa parceria é uma oportunidade para a empresa reforçar a prestação dos seus serviços ao povo brasileiro e, ao mesmo tempo, contribuir com o INSS, com a Previdência e com o governo, para garantir que a prestação desse serviço seja imediata, acolhedora, e que possamos oferecer todos os esclarecimentos necessários”, afirmou a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte.
O papel dos Correios será identificar se o aposentado ou pensionista sofreu descontos mensais, qual foi a entidade responsável, protocolar o pedido de informações adicionais, informar o INSS sobre esse pedido e orientar o beneficiário sobre como realizar a contestação e solicitar o ressarcimento.
Após a realização da consulta presencial e cumprido o prazo de 15 dias úteis para análise e apresentação da documentação por parte da associação, a pessoa poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta apresentada pela entidade.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressaltou que a consulta nas agências dos Correios deve ser feita apenas nos casos em que os canais oficiais não puderem ser acessados.
“A forma de atendimento preferencial é pelo aplicativo Meu INSS, pelo site Meu INSS ou pela Central 135. Se não houver condições de baixar o aplicativo, acessar o site ou ligar para o 135, aí sim deve-se procurar uma agência dos Correios”, explicou Waller. “Não precisa correr. Não há prazo final para esse procedimento de ressarcimento. Ele permanecerá aberto”, completou.
A lista de todas as agências que prestarão esse atendimento estará disponível nos sites dos Correios e do INSS, além do telefone 135.
Dados – Segundo o INSS, já foram registrados 1.913.918 acessos de aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos. Desse total, 1.873.656 (97,9%) informaram não ter autorizado os descontos, enquanto 40.262 confirmaram a autorização.