O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) vai divulgar nesta segunda-feira (16) o desempenho dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). as famosas auto-escolas, no estado, com foco nos índices de aprovação em provas práticas e teóricas de habilitação. O levantamento busca oferecer mais transparência para que os futuros condutores possam escolher o CFC com base em dados confiáveis.
A medida atende à Resolução 789 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a exigência de um índice mínimo de aprovação de 60% nas avaliações práticas. Segundo o Detran-GO, os CFCs que não atingirem este percentual poderão ser descredenciados, reforçando o compromisso da autarquia em melhorar a qualidade dos serviços de formação de condutores.
De acordo com informações preliminares, até o dia 12 de dezembro deste ano, 609 CFCs aplicaram exames práticos de direção no estado, mas apenas 406 deles atingiram o índice mínimo de 60% de aprovação. Ao todo, foram realizadas 263.165 provas práticas, com uma taxa geral de aprovação de 63%. Nos exames teóricos, o índice médio de aprovação foi de 67%.
A divulgação dos dados faz parte de uma estratégia do Detran-GO para estimular melhorias no processo de formação de condutores, buscando elevar a qualidade do ensino nas autoescolas e, consequentemente, a segurança no trânsito. Segundo o órgão, as exigências de desempenho contribuem para a formação de motoristas mais preparados.