Um em cada três lojistas goianos acredita que as vendas no Dia dos Pais ficarão no mesmo patamar de 2023, quando o varejo projetava uma movimentação de R$ 254 milhões, segundo destaca o Sindilojas-GO (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás). O sindicato patronal entrevistou 100 lojistas, de 17 cidades, de 12 segmentos do varejo, para apurar as impressões dos empresários para o Dia dos Pais. A data é considerada a 3ª mais importante do calendário do comércio, atrás do Natal e do Dia das Mães.
A sondagem identificou ainda que:
– 9% dos lojistas entendem que as vendas neste Dia dos Pais sofrerão uma queda em relação a 2023;
– A ampla maioria dos lojistas (94%) não vai contratar trabalhadores temporários para o Dia dos Pais.
“O cenário é de cautela, tanto que 89% dos lojistas não irão reforçar seus estoques para o Dia dos Pais. Apesar disso, o comércio vai investir em promoções, em vitrines muito atrativas e em outras estratégias para atrair o consumidor e fechar boas vendas”, diz o presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta.
No levantamento, os lojistas comentaram o balanço das vendas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados deste ano. Para 54% dos empresários, o faturamento no Dia das Mães ficou dentro da média esperada, e 48% deles acreditam que as vendas se mantiveram no mesmo nível em 2023. Sobre o Dia dos Namorados, 54% dos lojistas avaliam que as vendas ficaram dentro da média esperada.
Os lojistas responderam também o que eles consideram como principais empecilhos para o crescimento das empresas. Três em cada quatro lojistas (74%) afirmaram que a alta carga tributária é o fator que mais limita a expansão do setor produtivo. E 34% deles atribuíram essas barreiras às linhas de crédito com juros altos. “São fatores que o poder público precisa atacar e solucionar com efetividade para evitar o fechamento de milhares de empresas”, finaliza Cristiano Caixeta.