skip to Main Content

Divulgado processo seletivo de Residência Jurídica

Das duas mil vagas oferecidas, mil já serão preenchidas já no início do próximo semestre


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 03/04/2024 - 16:06

Os programas de residência terão jornada de estágio de 30 horas semanais e duração de até 36 meses

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, assinou nesta terça-feira (2) o Edital de Abertura nº 01/2024, que regulamenta o processo seletivo para ingresso no Programa de Residência Jurídica no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás. A seleção contempla duas mil vagas de residentes e será acompanhada e fiscalizada pelo TJGO, por meio da Comissão Examinadora, e realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por intermédio do Instituto Verbena/UFG.

O processo seletivo visa a contratação de residentes jurídicos, bacharéis em Direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou, ainda, que tenham concluído o curso de graduação há no máximo cinco anos. A seleção para as vagas de residência jurídica será realizada em duas etapas, de caráter classificatório e eliminatório. A primeira, por meio de prova objetiva, e a segunda etapa, que consistirá em prova discursiva.

As vagas serão destinadas às unidades do Poder Judiciário estadual, priorizando o primeiro grau de jurisdição, como recomenda a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 194/2014, que instituiu a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição.

O chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, ressaltou a importância do processo seletivo e destacou que “a residência jurídica resultará em melhores serviços prestados à sociedade”. Ele também destacou a contribuição do programa para a prática dos bacharéis em direito, que serão acompanhados e orientados por juízas e juízes do Poder Judiciário, “gerando oportunidade de aprendizado na prática e experiência para o ingresso no mercado de trabalho”, pontuou Carlos França.

Contratação célere

O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro, esclareceu que a expectativa é de contratação de aproximadamente 2 mil residentes até o final do ano, sendo as mil primeiras vagas preenchidas já no início do  próximo semestre. “Contando a colaboração do Instituto Verbena, por meio da equipe técnica e acadêmica altamente qualificada da Universidade Federal de Goiás (UFG), temos a convicção de que o processo seletivo será realizado com máxima eficiência e celeridade”, afirmou Rodrigo Leandro.

Para a diretora de Gestão de Pessoas do TJGO, Wanessa Oliveira, o programa de residência jurídica representa uma força de trabalho que contribui efetivamente para o desempenho das atividades do Poder Judiciário estadual. “Esperamos atender o maior número possível de unidades judiciárias”, frisou.

Cronograma

Os programas de residência terão jornada de estágio de 30 horas semanais e duração de até 36 meses. O residente jurídico receberá bolsa de residência no valor de R$ 3.985,00 e, ainda, o valor de R$ 189,20 referente ao vale-transporte, considerando os dias em que ocorreu a efetiva atuação do residente, descontadas as faltas.

As inscrições estarão abertas entre 3 de maio a 3 de junho de 2024. As provas objetiva e discursiva serão realizadas em 16 de junho. Em 5 de julho será divulgado o resultado final da prova objetiva e, em 6 de agosto, será publicado o resultado final da prova discursiva. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 28 de agosto de 2024.

Clique aqui para se inscrever.