Definidos os quatro semifinalistas do campeonato goiano. Atlético x Anápolis, Goiás x Vila Nova decidem quem vai para a final da competição. O último jogo da fase mata-mata aconteceu ontem a noite no estádio Serra Dourada entre Vila Nova e Jataiense e ficou empatado sem gols. Outro jogo sem graça, sem qualidade e de pouquíssima inspiração por parte das duas equipes. Na semifinal, o Atlético recebe o Anápolis no sábado e o Goiás faz a primeira partida contra o Vila Nova no estádio Hailé Pinheiro. Será que na reta final do campeonato teremos um futebol de melhor qualidade ou o campeonato goiano vai até o fim com esse festival de horrores?
O Goiás, já dissemos, não tem time definido depois de 15 jogos realizados na temporada. O técnico Jair Ventura cometeu o disparate de afirmar em entrevista coletiva que ninguém é titular no Goiás. Como ninguém é titular? A essa altura do ano, a torcida e a imprensa já deveriam saber quem é o time titular do Goiás, assim como já é do conhecimento público os titulares de Vila Nova e Atlético. Para o jogo de domingo, a única verdade conhecida sobre o time da Serrinha é que tem um dia de folga a mais que o Vila Nova. Os jogadores estarão mais descansados que os atletas do adversário. É uma vantagem significativa? Penso que não. No clássico, o que vale é a vontade de vencer e nesse quesito, o Vila tem sido superior ao Goiás nos últimos anos.
Anápolis e Vila Nova decidem a vaga para a final do campeonato jogando em seus domínios. Em tese, esse fator dá um certo favoritismo a essas equipes para a decisão da competição. Mas a partir de agora qualquer vantagem tende a desaparecer. Assim como Goiás e Vila Nova, o Atlético não joga bem em seu estádio, portanto, o Anápolis pode aprontar no Antônio Accioly. Sobre Goiás e Vila Nova na Serrinha, não há favoritos, mas espera-se um futebol de melhor nível técnico por parte dessas equipes. Considerando a inoperância dos dois ataques, tudo indica que teremos mais um empate sem gols no clássico.
Novo técnico
Enquanto o time se prepara para o jogo contra o Anápolis amanhã, a diretoria continua em busca de um novo treinador para comandar a equipe na temporada. Errou na primeira tentativa com Rafael Guanaes. Adson Batista não pretende errar novamente por isso trabalha em busca de um técnico que possa dirigir o rubro-negro até o fim da temporada. Vários nomes são especulados, entre eles Vagner Mancini, Antônio Oliveira, Eduardo Barroca, Lisca, Rafael Paiva e até Vanderlei Luxemburgo. Na minha opinião, nenhum desses será o técnico do Atlético. Adson Batista está caminhando em outra direção. Enquanto isso, Anderson Gomes, da comissão permanente, continua comandando o time, mas não deverá ser efetivado.
É possível indicar um favorito para a conquista do título estadual? Não. Até acredito no Anápolis, se continuar atuando com a mesma vontade que demonstrou até o momento. Na capital, o Atlético tem o melhor elenco, mas tem alternado boas e más apresentações, principalmente jogando em seu estádio. Dos quatro semifinalistas, o Goiás é o mais limitado, principalmente considerando o baixo rendimento de seu ataque. O artilheiro do time esmeraldino é o goleiro Tadeu, não dá para confiar em um time onde o goleador joga embaixo das traves. O Vila Nova deveria ser o mais cotado para a conquista do título estadual, principalmente considerando seus 19 anos sem o grito de campeão, mas não aparece como favorito. São apenas conjecturas. Quando a bola rolar tudo isso pode mudar. É o que esperamos…