Skip to content

Especialistas alertam para casos assintomáticos de dengue

De acordo com a Fiocruz, 50% dos casos são de pessoas sem sintomas, o que ajuda a alastrar o vírus rapidamente


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 13/02/2024 - 08:22

É por isso que o uso do repelente precisa ser feito por todos, inclusive por quem está com a doença

Especialistas em saúde estão preocupados com os casos assintomáticos de dengue. De acordo com a Fiocruz, 50% dos casos diagnosticados são de pessoas sem sintomas. O alerta é porque, desta forma, o vírus pode se alastrar rapidamente. É o que chamam de transmissão silenciosa.

De acordo com os especialistas, a pessoa assintomática tem o vírus da dengue circulando pelo corpo. Se ela for picada por um aedes aegypti, o inseto se contamina e, sete dias depois, já é capaz de espalhar a doença. Somente as fêmeas podem picar o ser humano e transmitir a doença. Uma única fêmea do aeds aegypti coloca em torno de 100 ovos a cada quatro dias.

É por isso que o uso do repelente precisa ser adotado por todos, inclusive por quem está com a doença.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa