A família Abravanel emitiu uma nota oficial informando que não há velório para Silvio Santos, que faleceu aos 93 anos neste sábado (17) em decorrência de broncopneumonia causada por Influenza (H1N1). De acordo com o comunicado divulgado pelo SBT, o enterro será realizado conforme a tradição judaica e será restrito aos familiares. O apresentador e fundador do SBT havia expressado seu desejo de que sua partida não fosse explorada e que fosse realizada uma conferência privada.
O enterro está marcado para domingo (18) e seguirá os rituais judaicos, incluindo a preparação do corpo por Chevra Kadisha, grupo responsável pelos procedimentos funerários. O corpo será enterrado em Tachrichim, roupas brancas típicas da tradição judaica, e o caixão será simples, com apenas uma Estrela de Davi e as iniciais do apresentador. A cerimônia será conduzida com a colocação do caixão em contato com a terra e a lápide terá informações em hebraico.
Em sua nota, a família pediu compreensão e solícita que todos registrassem Silvio Santos com as alegrias e contribuições que ele trouxe ao Brasil, conforme seu desejo de ser lembrado com alegria e respeito.
Confira a íntegra do comunicado da família Abravanel:
“Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.
Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, à medida que nosso pai ia ficar mais velho, ele ia expressar um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gosta de ser comemorado na vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.
Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.
Por esse motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele ficou muito feliz com tudo o que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele ama o Brasil e os brasileiros.
Com muito carinho e respeito a todos vocês,
Família Abravanel”