Aos 95 anos, Fernanda Montenegro volta a protagonizar um grande drama nacional com “Vitória”, filme dirigido por Andrucha Waddington que chega aos cinemas no dia 13 de março. Inspirado em fatos reais, o longa narra a história de Joana da Paz, uma aposentada que, com uma câmera VHS e muita determinação, denunciou uma rede criminosa formada por traficantes e policiais corruptos no Rio de Janeiro.
O roteiro, assinado por Paula Fiúza, é baseado no livro Dona Vitória Joana da Paz, do jornalista Fábio Gusmão. A trama acompanha a luta solitária da protagonista, que, ao registrar crimes a partir da janela de seu apartamento, se torna peça-chave na revelação do esquema ilegal. Com o apoio de um jornalista, a personagem enfrenta ameaças e desafios em busca de justiça.
O elenco conta com Linn da Quebrada, Laila Garin e Jennifer Dias, além da atuação marcante de Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente e indicada ao Oscar.
Produzido pela Conspiração e com distribuição da Sony Pictures, Vitória é um Original Globoplay, com coprodução da MyMama Entertainment e apoio da Globo Filmes.
(Vinícius Borges é estagiário da Tribuna do Planalto sob supervisão de Carla Borges).