Skip to content

Foi dada a largada para a temporada de 2025


Herivelto Nunes Por Herivelto Nunes em 28/12/2024 - 06:00

Os quatro clubes da capital já estão em campo se preparando para as competições do próximo ano. Todos com técnicos novos e alguns jogadores contratados. O Goiânia, que estava com suas atividades paralisadas por falta de calendário, contratou além do técnico Luan Carlos Neto, nada menos que 21 jogadores para a compor o elenco que tem altas pretensões para a próxima temporada. O Vila Nova foi o segundo que mais contratou. Além do técnico Rafael Lacerda, 11 jogadores se apresentaram para os preparativos visando as disputas do do campeonato goiano, Copa Verde e Série B.

Em quantidade o Goiás foi o terceiro que mais contratou. Trouxe de volta o técnico Jair Ventura, contratou cinco reforços e renovou com atletas importantes, mas segue no mercado em busca de reforços. Já o Atlético trouxe o técnico Rafael Guanaes e anunciou Caio Dantas, o lateral Marcinho e o meia Luisão. Foi o time que menos contratou até o momento e aparentemente pouco se movimenta no mercado. Adson Batista, normalmente muito falante, optou pelo silêncio após a fracassada campanha na série A de 2024.

Goiânia e o Vila Nova foram os que mais contrataram, mas em termos de qualidade, o Goiás sai na frente e desponta como o principal favorito ao título do estadual. É claro que esta é uma análise de momento. Em 3 de janeiro, quando todos os contratados estarão se apresentando, a realidade pode ser outra. Ninguém espera que o Atlético continue nesse marasmo. Adson Batista deve estar trabalhando nos bastidores para montar um elenco de melhor qualidade em relação a esse que terminou o ano.

Jair Ventura é de longe o melhor técnico do futebol goiano. Depois dele, o mais preparado é Rafael Guanaes, do Atlético, que ficou duas temporadas dirigindo o Operário de Ponta Grossa, no Paraná. É considerado um estudioso do futebol, mas ainda com pouca experiência no cenário esportivo nacional. O Atlético Goianiense é o time de maior expressão na carreira de Guanaes. Rafael Lacerda, técnico do Vila, é muito querido pela torcida do Amazonas, onde conquistou o acesso da série D para a Série C e logo em seguida subiu para a série B. Na série B dirigiu a “Onça Pintada” com o objetivo de se manter na competição, meta alcançada. Tem pouca experiência no futebol além do Amazonas, mas chega no Vila Nova com muita expectativa de levar o colorado goiano aos objetivos propostos pela Diretoria.

O Vila é dono das maiores expectativas em relação às conquistas para 2025. Vai para 20 anos sem título estadual e sem nenhuma participação na série A do campeonato brasileiro em 80 anos de existência. É claro que o Goiânia não ganha o estadual há muito mais tempo, mas seus objetivos são outros, o clube está recomeçando sua trajetória no futebol goiano e também no cenário nacional. E no interior, o que se pode esperar? Muito pouco. O Anápolis, que subiu para a série C, parece o time mais preparado. Além do tricolor da Manchester, o Goianésia sempre monta bons times. Sobre os demais, é esperar para ver se surge alguma surpresa.

Herivelto Nunes

Herivelto Nunes é Jornalista, com Pós Graduação em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching

Leia também