skip to Main Content

Goiânia: Levantamento mostra Vanderlan na liderança, seguido de perto por Gayer e Adriana

No total, foram conduzidas 800 entrevistas, utilizando questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 25/04/2024 - 12:33

Vanderlan, Gayer e Adriana lidera nova pesquisa Igape (Foto: Divulgaç

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) desponta como o favorito na corrida pela Prefeitura de Goiânia, conquistando 18,7% das intenções de voto, de acordo com levantamento conduzido pelo Instituto Gazeta de Pesquisas (Igape) e publicado nesta quinta-feira (25), confirmando uma tendência apontada em outras pesquisas.

Gustavo Gayer (PL), deputado federal, aparece em segundo lugar na pesquisa estimulada, com 16,1% das preferências, seguido por Adriana Accorsi (PT), que obteve 15,7% dos votos. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), aparece com 8,7% de intenções de voto. Entretanto, ele já declarou que não vai mais disputar o cargo.

O presidente da Federação da Indústria de Goiás (Fieg), Sandro Mabel (União Brasil) e o atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) aparecem empatados tecnicamente, com 7,6% e 7,5% das intenções de voto, respectivamente.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Romário Policarpo (PRD) e o jornalista Matheus Ribeiro (PSDB) também estão empatados técnicamente, com 3,9% e 3,7%, das intenções de voto, respectivamente. O primeiro, no entanto, já declarou que deverá disputar a reeleição ao cargo e não entrará na campanha ao Paço Municipal. Não votaria em nenhum soma 6,2%, brancos e nulo, 3,6% e 8,3% não informaram.

No entanto, quando os entrevistados não são apresentados aos nomes dos candidatos, Gayer lidera na pesquisa espontânea, conquistando 8,4% das intenções de voto. Nessa modalidade, Acorssi recebeu 7,7% das menções, enquanto Cardoso registrou 7,2%. Mabel, é citado por 3,6% dos eleitores. Matheus Ribeiro, 1,9%. Outros nomes foram mencionados, mas não estão na disputa.

Além das preferências, a pesquisa também revelou índices de rejeição significativos. Cerca de 30,5% dos eleitores afirmaram que não votariam de maneira alguma no atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade). Por sua vez, os índices de rejeição de Adriana Acorsi e Gustavo Gayer são de 17,6% e 9,4%, respectivamente.

Os dados foram coletados em Goiânia durante o período de 19 de abril de 2024 a 20 de abril de 2024, por meio de entrevistas realizadas com moradores com 16 anos de idade ou mais. A seleção dos entrevistados foi feita seguindo quotas proporcionais às variáveis de sexo, faixas etárias, escolaridade e faixas de renda.

No total, foram conduzidas 800 entrevistas, utilizando questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa.

A margem de erro estimada para a amostra total é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de aproximadamente 95%, não sendo aplicável a cruzamentos ou filtragens de dados. Por fim, é importante ressaltar que a pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número GO-06137/2024.