Skip to content

Goiânia realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Prefeitura disponibiliza 71 mil doses em 153 pontos da cidade; vacinação ocorre das 8h às 17h para cães e gatos com mais de três meses de idade


Laiz Queiroz Por Laiz Queiroz em 20/09/2024 - 15:50

Foto: SMS

Neste sábado (21/9), a Prefeitura de Goiânia realiza a segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica, com a prefeitura oferecendo 71 mil doses para cães e gatos em 153 pontos nos Distritos Sanitários Sudoeste, Noroeste e Oeste. A imunização é destinada a animais com mais de três meses de idade e ocorrerá das 8h às 17h.

Para os tutores que não vacinaram seus pets na primeira etapa, realizada no último sábado (14/9) nos distritos Norte, Sul, Leste e Campinas Centro, há a oportunidade de vaciná-los nesta sexta-feira (20/9), das 8h às 16h, nas sedes dos quatro distritos. “Essa ação será repetida todas as sextas-feiras até o final de outubro para garantir que o maior número possível de cães e gatos sejam imunizados”, destacou Murilo Reis, diretor do Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ).

A campanha tem como meta vacinar 143 mil animais, o que representa 80,13% da população estimada de cães e gatos na cidade, que é de 172 mil. Em 2023, foram imunizados 100.435 animais, sendo 88.880 cães e 11.555 gatos.

Tutores com mais de 10 animais podem agendar a vacinação em domicílio a partir de segunda-feira (23/9) pelos números: 62 3524-3131, 3524-3129 (WhatsApp) e 3524-3130 (plantão). Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é a forma mais eficaz de prevenir a raiva, uma doença letal em animais.

Murilo Reis reforça que a vacinação é gratuita e que os tutores não precisam apresentar documentos. No entanto, animais que estejam doentes ou em tratamento com antibióticos ou anti-inflamatórios não devem ser vacinados, pois a condição de saúde pode reduzir a eficácia do imunizante. Nesses casos, a orientação é vacinar o animal quando estiver saudável ou após o término do tratamento.

Histórico da raiva em Goiânia
Desde 1999, Goiânia não registra casos de raiva humana causada por cães, e não há registros de raiva canina desde 2000.

Sobre a raiva
A raiva é uma doença grave que afeta o sistema nervoso central e é transmitida ao ser humano através da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, arranhões ou lambeduras. Em cães e gatos, o vírus pode ser transmitido de 2 a 5 dias antes dos primeiros sintomas e continua até a morte, que ocorre entre 5 e 7 dias após os sinais iniciais.

Os principais sintomas da raiva em cães e gatos incluem salivação excessiva, dificuldade para engolir, mudanças de comportamento, agressividade e paralisia. Caso o tutor identifique esses sinais, o animal deve ser isolado e o serviço de Zoonoses notificado o mais rápido possível.

A lista completa dos pontos de vacinação pode ser consultada no site oficial da Secretaria de Saúde de Goiânia: saude.goiania.go.gov.br.

Pesquisa