A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Goiás anunciou a abertura de 1.500 vagas no Programa Start, que oferece cursos gratuitos de robótica em 21 cidades do estado. As inscrições estão abertas até 3 de fevereiro e podem ser feitas por meio de um link disponível no site oficial da Secretaria.
O programa, voltado para crianças e jovens de 8 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social, reserva 50% das vagas exclusivamente para meninas. Os participantes terão acesso a aulas sobre robótica, impressoras 3D, drones e outras tecnologias, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos tecnológicos e soluções inovadoras para suas comunidades.
Com apoio do Goiás Social, liderado pela primeira-dama Gracinha Caiado, e parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG), as aulas acontecem em 24 laboratórios distribuídos por 21 cidades, incluindo Goiânia, Anápolis, Rio Verde, e Luziânia.
“Nosso objetivo é tornar Goiás referência em tecnologia, oferecendo aos jovens a oportunidade de explorar um futuro promissor e inovador,” destacou José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O curso está dividido em três módulos: introdutório, intermediário e avançado, com aulas duas vezes por semana e um dia adicional para tirar dúvidas. As inscrições podem ser feitas até 3 de fevereiro, com os resultados sendo divulgados no dia 4. As aulas começam em 10 de fevereiro e seguem até 11 de abril.
Mais informações estão disponíveis no site da Secti ou pelo telefone (62) 99627-6899. Além da capital Goiânia, as cidades com vagas incluem Alto Paraíso, Aparecida de Goiânia, Catalão, Porangatu, Pirenópolis, entre outras.