O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, realizou sua terceira captação de órgãos para transplante em 2024. Rins e córneas foram doados por uma mulher de 27 anos, vítima de morte encefálica, após autorização da família. O procedimento contou com o apoio da Central Estadual de Transplantes (CET), da Fundação Banco de Olhos e do Corpo de Bombeiros, responsável pelo transporte aéreo dos órgãos.
Referência em captação de órgãos em Goiás, o HCN, administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), já realizou 17 captações em suas instalações, equipadas para esse tipo de procedimento. O hospital destaca a importância do tratamento humanizado às famílias doadoras, oferecendo acolhimento e suporte durante o processo.
“Milhares de vidas são salvas graças à doação de órgãos. O transplante pode ser a única esperança de vida ou uma oportunidade de recomeço”, ressalta Dieimys Lucas Cândido, presidente da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HCN.
Os órgãos doados beneficiarão pacientes na fila de espera do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), regulada pelo SUS. A posição na fila depende de fatores como compatibilidade, idade, doenças e urgência, avaliados pela equipe médica.