O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) lançou a Campanha “Heróis da Notificação” em outubro. O objetivo é conscientizar os profissionais sobre a importância de identificar e notificar casos de violência contra crianças. Com dados alarmantes de 2023, que mostram 2.677 casos de negligência e mais de 1.000 de violência sexual em crianças de até 9 anos, a iniciativa busca envolver os colaboradores no cuidado dessas vítimas.
Para fortalecer essa conscientização, os colaboradores do Hugol se vestem de super-heróis e distribuem material informativo entre seus colegas. Isso cria um ambiente lúdico, mas com foco na importância da notificação compulsória. “Todos já foram treinados, mas essa campanha é uma maneira de reforçar o compromisso de proteger essas crianças”, explicou Maurício da Fonseca, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH).
Além disso, o diretor do Hugol, Guillermo Sócrates, destacou que o hospital, sendo o maior do estado, lida diariamente com crianças vulneráveis. A notificação de casos de violência infantil permite acionar redes de proteção e oferecer cuidados integrais à saúde das crianças. “É uma responsabilidade de todos”, reforçou Maurício.
Acima de tudo, a campanha transforma os profissionais assistenciais em “heróis”, com uniformes que simbolizam suas funções essenciais no hospital. O médico é o “Guardião Vital”, o enfermeiro é o “Cuidado Supremo”, e assim cada função desempenha um papel fundamental na proteção e no atendimento dessas crianças em situação de vulnerabilidade.